Antonio Oliverio Garcia de Almeida, conhecido como Antonio Denarium, nasceu em Anápolis, Goiás, no dia 3 de março de 1964. Filho de Valdivina e Olivério Almeida, ele começou a trabalhar desde cedo no mercadinho da família enquanto estudava em escola pública. Especializou-se na área financeira e, com apenas 25 anos, tornou-se gerente titular do Banco Bamerindus.
Chegada a Roraima e Empreendedorismo
Denarium mudou-se para Roraima em 1991 para dirigir a instituição financeira e logo se apaixonou pelo Estado. Ele investiu suas economias no setor financeiro, com a Denarium Fomento Mercantil, e no setor agropecuário. Suas atividades concentram-se no agronegócio, com plantações de soja e milho e na criação de bovinos. Ele também investe no setor imobiliário e, através de seus negócios, contribui para a geração de empregos e recursos, por meio de impostos pagos à prefeitura de Boa Vista, ao governo do Estado e à União.
Atuação no Setor Agropecuário
Denarium serviu como diretor-presidente do Frigo 10 e diretor da Coopercarne Cooperativa dos Produtores de Carne de Roraima, reforçando sua presença no setor agropecuário do Estado.
Entrada na Política e Governo de Roraima
Disputando as eleições para o governo de Roraima pelo PSL (Partido Social Liberal), Antonio Denarium se tornou o governador com a maior votação na história política do Estado, conquistando 136.612 votos. Durante a grave crise financeira que assolou o governo em 2018, o então presidente Michel Temer escolheu Denarium para ser o interventor do Estado. Ele assumiu o cargo em 11 de dezembro de 2018, sendo o primeiro a comandar uma intervenção federal total em um Estado brasileiro.
Governo e Desafios
Antonio Denarium tomou posse como governador oficial no dia 1º de janeiro de 2019, e desde então, tem a missão de tirar Roraima da profunda crise em que se encontra. Seu mandato está focado no reequilíbrio das contas públicas e na promoção do desenvolvimento do Estado. Denarium frequentemente expressa o desejo de tornar Roraima um Estado-modelo para o Brasil.