Em Honduras, Geovania de Sá dá palestra na Conferência Regional de Cooperativas das Américas

A parlamentar catarinense representou o Brasil no painel “Incidencia y políticas públicas para el impacto cooperativo en la economía real”.

Foto: Reprodução

A deputada federal Geovania de Sá (PSDB-SC) participou da 23ª Conferência Regional de Cooperativas das Américas, nesta quinta-feira, dia 30 de novembro, na cidade de Comayagua, em Honduras. A deputada é a única representante da Frente Parlamentar do Cooperativismo no Brasil a palestrar no evento a convite da OCB, Organização das Cooperativas do Brasil. A deputada federal fez parte do painel Incidencia y políticas públicas para el impacto cooperativo en la economía real (Advocacia e políticas públicas para o impacto cooperativo na economia real)”.

A convite da OCB que soma mais de 20 milhões de cooperados no Brasil vou palestrar sobre as incidências e políticas públicas para o impacto cooperativo na economia real e principalmente, a relação da Freencop – Frente do Cooperativismo no Congresso Nacional. É um prazer representar todos os setores cooperativistas, seja no agronegócio, no crédito, na eletrificação, na infraestrutura, na saúde e nos bancos”, afirma a parlamentar catarinense.

Painelistas

Participam também do painel “Incidencia y políticas públicas para el impacto cooperativo en la economía real” o Coordenador da Rede de Organizações de Promoção, Martin Fernández, Superintendente Sistema OCB Brasil, Tania Zanella. Presidenta Comitê Investigação da Universidade de Almería España, Dr. Cynthia Giagnocavo, Comissão de Agricultura, Pecuária e Pesca, Juan Moreno, Especialista em Desenvolvimento Rural, Associações e Cooperativas, Ignacio Moncayo e Chefe do Programa Alimentar Mundial e Secretário das Cooperativas das Américas, Ricardo López.

A conferência

Às vésperas da Cimeira dos ODS da Assembleia Geral das Nações Unidas, marcada para setembro de 2023, a Agenda 2030 se destaca como um ponto crucial para ações inovadoras e aceleradoras. O chamado é claro: territorialização e localização para impactos positivos na economia real. As cooperativas, há mais de 128 anos comprometidas com o desenvolvimento comunitário, se posicionam como motores duma economia baseada em princípios e valores.

Após a VI Cúpula Cooperativa em 2022, a atenção se volta para a XXIII Conferência Regional em Honduras, buscando evidenciar a ação e impacto territorial, contribuindo para a Cúpula do Futuro em 2024. O objetivo é estabelecer um novo paradigma de desenvolvimento, resgatando o significado de “Econo-Mía”, promovendo uma economia cooperativa e social, centrada no cuidado e administração da casa global para a sustentabilidade e o bem comum.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da deputada federal Geovania de Sá

você pode gostar também