Em algumas cidades de Pernambuco pode haver 2º turno; confira

Foto: Reprodução

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Caruaru, Petrolina e Paulista estão entre as localidades com possibilidade de realizar uma nova votação caso nenhum candidato conquiste 50% dos votos válidos (excluindo brancos e nulos) no 1º turno, marcado para 6 de outubro. Caso isso ocorra, o 2º turno será realizado com os dois candidatos mais votados da primeira fase, no dia 27 de outubro.

No Brasil, eleições em dois turnos existem desde 1989. As primeiras eleições municipais com essa possibilidade foram as de 1992 e os municípios do Recife, de Jaboatão dos Guararapes e Olinda, todos na Região Metropolitana do Recife, já apareciam na lista. A partir de 2016, a cidade de Caruaru, no Agreste, também alcançou a marca de 200 mil eleitores, o que aconteceria também com Petrolina, no Sertão, e Paulista, no Grande Recife, em 2020.

 

Fachada da Prefeitura de Recife, a capital de Pernambuco | Foto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco
Fachada da Prefeitura de Recife, a capital de Pernambuco | Foto: Rafael Furtado/Folha de Pernambuco

 

Na primeira eleição municipal com possibilidade de 2º turno, apenas em Jaboatão dos Guararapes houve a realização da etapa em Pernambuco. Humberto Barradas (PTR) ficou com 48,59% dos votos válidos e foi disputar a nova eleição com Luiz Carlos Matos (PMDB), que ficou com 27,65%. Mais uma vez, apenas Jaboatão teve 2º turno. Os dois mais votados da primeira fase foram Newton Carneiro (PPB), com 41,01%, e Ulisses Tenório (PSDB), com 32,84%.

Nesta eleição, todas as três cidades com possibilidade de 2º turno tiveram uma nova disputa. Esta foi a primeira eleição municipal em que os prefeitos poderiam tentar a reeleição. No Recife, o então prefeito Roberto Magalhães (PFL) recebeu 49,42% dos votos válidos, contra 35,61% de João Paulo (PT). Em Jaboatão, o então prefeito Fernando Rodovalho (PSC) obteve 38,58% dos votos válidos.

 

Fonte: G1 (com adaptações)

você pode gostar também