Nascido em 06 de março de 1940, em Guanambi, cidade distante 800 quilômetros a Sudoeste de Salvador, na Bahia, José Roberto Teixeira, o deputado estadual Zé Teixeira, morou em Ribeirão dos Índios, então distrito de Santo Anastácio, pertinho de Presidente Prudente, no interior do Estado de São Paulo, onde chegou em 1944, ainda criança, estudou o primário e fez admissão ao ginasial.
Agropecuarista, desde cedo tinha apego às lidas do campo, tanto que nem bem iniciou o ginasial já abandonou os estudos para, ainda muito jovem, se dedicar ao agronegócio, atividade que exerce com orgulho até hoje.
Em 1960, no auge de sua juventude, conheceu IVANILDE ZANFORLIN TEIXEIRA, com quem se casou e constituiu família, mudando-se ainda recém casado para Dourados, no Mato Grosso do Sul, em 22 de junho de 1962, onde construiu seu patrimônio e reside desde então.
Têm dois filhos, Eliana e Nilson, que por sua vez lhes deram quatro netos, a grande paixão do Sêo Zé: José Carlos, Camila, Gabriel e Pedro, completada atualmente com o nascimento de seu primeiro bisneto, o Joaquim.
Quando chegou a Dourados, em 1962, passou a trabalhar também com o agronegócio, atuando como corretor de gado. Nesse período, como comprador de gado, as primeiras boiadas compradas foram para o Sr. Jacinto Honório da Silva Filho (Jaci), dando início à formação da Fazenda Brasília do Sul, em Caarapó.
A experiência adquirida com seu pai, comprando cereais em São Paulo, lhe rendeu seu primeiro emprego em Dourados, em 1964, sendo contratado como avaliador comissionado do Banco do Brasil, permanecendo neste trabalho por 3 anos.
O primeiro negócio que lhe rendeu lucros foi com o senhor Antônio Moraes dos Santos, e o saudoso Zé Tavares, para quem já trabalhava na compra e venda de gado, pessoas de grande relevância em sua vida profissional.
Também nesse período, de 1964 a 1967, tiveram importância fundamental em sua vida o senhor Alceu Andrade, hoje com mais de 100 anos, e o senhor Jacintho Honório, o “Jaci”, que sempre o apoiaram nos negócios, sem falar da família Coimbra, de Presidente Prudente, que lhe confiava os negócios em Mato Grosso do Sul. Intermediava a compra de gado no Estado de Mato Grosso do Sul para o Sr. Geraldo Coimbra, que tem suas propriedades nos municípios de Tacuru (MS) e Presidente Prudente (SP).
Trabalhou como gerente do Frigorífico Dourados, atual Marfrig, e em seguida como diretor de compras do Frigorífico Matel, de propriedade do Sr. José Tavares. No início dos anos 70, sugeriu ao Matel a construção de um frigorífico na cidade de Dourados.
Tornou-se diretor de compras do Frigorífico Dourados em 1972, também de propriedade do Sr. José Tavares, sendo que após 10 anos de trabalho abriu seu próprio escritório de compra e venda de gado, em Dourados, que mantém em plena atividade até hoje.
• Foi Presidente do Diretório Municipal do PFL, em Dourados, Partido onde iniciou sua carreira política.
• Em 1994, ZÉ TEIXEIRA é eleito a Deputado Estadual com 13.303 votos, contando com o forte apoio da Região da Grande Dourados. No Legislativo Estadual tem um trabalho intensificado como representante da classe produtora rural do Estado, sendo que para o Parlamento trouxe os mesmos ideais que o transformaram em um empresário rural de sucesso: a convicção no trabalho e a determinação de lutar por uma vida melhor para todos.
• Reeleito em 1998 para seu segundo mandato no Legislativo Estadual, com 15.890 votos.
• Reeleito para seu terceiro mandato a Deputado Estadual, em 2002, com 20.209 votos.
• Em 2006, reeleito para seu quarto mandato a Deputado Estadual com 28.696 votos.
• Em 2010, foi reeleito para seu quinto mandato a Deputado Estadual com 41.991 votos, o segundo candidato mais votado no Estado.
• Como Deputado Estadual não deixou de atuar no partido, integrando o Diretório do PFL, hoje o DEMOCRATAS, sendo que em 30 de novembro de 2010 foi designado Presidente do Diretório Regional no MS.
• Em 2011, eleito em convenção estadual do partido para Presidente do Diretório Regional do DEMOCRATAS.
• Em 2012, dá continuidade ao trabalho junto ao partido, como Presidente do Diretório Regional do DEMOCRATAS, onde permaneceu até maio de 2013.
• Após transmitir a Presidência, desde maio de 2013 responde como Vice-Presidente de Assuntos Econômicos junto ao Diretório Regional do Mato Grosso do Sul.
• Em 2014 foi eleito com 32.069 votos para o seu sexto mandato.
• Em 1º de fevereiro de 2015, dia da posse dos Deputados Estaduais eleitos para a10ª Legislatura, foi escolhido como Primeiro Secretário da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa.
• Em 28 de novembro de 2015, continuando seu trabalho junto ao DEMOCRATAS, naConvenção Regional do partido permaneceu como Vice-Presidente de AssuntosEconômicos do Diretório Regional.
• Em 1º de fevereiro de 2017, realizou-se a solenidade de posse da Mesa Diretora eleita em 14 de dezembro de 2016 para reger os trabalhos da Assembleia Legislativa na 3ª e 4ª Sessões Legislativas da 10ª Legislatura. Nos termos do resultado da eleição supramencionada, foi eleito e empossado como 1º Secretário.
• Em 16 de maio de 2018, foi nomeado junto a Comissão Regional de Refundação do DEMOCRATAS MS como Vice-Presidente de Assuntos Sociais.
• Em 2018, reeleito com 30.788 votos para o seu sétimo mandato.
• Em 1º de fevereiro de 2019, realizou-se solenidade extraordinária de eleição e posse da Mesa Diretora, eleita para reger os trabalhos da Assembleia Legislativa na 1ª e 2ª Sessões Legislativas da 11ª Legislatura, sendo o Deputado Zé Teixeira reconduzido ao posto de 1º Secretário da Casa Legislativa.
• Em Junho de 2019, permanece junto ao DEMOCRATAS, como Vice-Presidente de Assuntos Econômicos do Diretório Regional do Estado de Mato Grosso do Sul.