Natural de Bequimão, Zé Inácio é formado em Direito pela UFMA, onde iniciou sua militância política, atuando no movimento estudantil. Trabalhou em defesa dos direitos humanos, dos trabalhadores e trabalhadoras rurais e da população negra. É o primeiro deputado estadual eleito em 83 anos de emancipação do município.
Desenvolveu também várias ações como membro da Comissão de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-MA). Foi Delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) no Maranhão, de 2005 a 2010.
Sua origem humilde demarca a opção profissional e política em defesa da população menos favorecida. Sua atuação no MDA foi voltada pela implantação dos programas do governo Lula, tais como: os Territórios Rurais, o Programa Territórios da Cidadania, os Colegiados Territoriais, os Projetos de investimento para os Municípios rurais (casa familiar rural, agroindústrias, centros de comercialização, etc), Crédito para Agricultura Familiar, através do PRONAF, criação e apoio aos assentamentos rurais e outras ações de infraestrutura socioeconômica e produtiva.
Como Superintendente do Incra/MA de 2011 a 2014, realizou ações em benefício da Reforma Agrária. Concluiu seu trabalho assentando milhares de famílias, deixando o Maranhão com o maior número de assentados e assentamentos do país. Construiu mais de 3 mil quilômetros de estradas e de 10 mil casas nas áreas de assentamentos. Garantiu assistência técnica para mais de 20 mil famílias e ampliou a regularização de terras para comunidades quilombolas. Em 2013, bateu o recorde nacional ao criar o maior número de assentamentos no Maranhão.
Em 2014, foi eleito, pela primeira vez, com 38.753 votos, tornando-se o deputado estadual mais votado da história do Partido dos Trabalhadores (PT) do Maranhão. Na Assembleia, ocupou o cargo de 3º Secretário da Mesa Diretora, Ouvidor da Casa Legislativa e foi líder da Comissão dos Direitos Humanos e das Minorias. É líder da bancada do Partido dos Trabalhadores (PT).
Em 2018 foi reeleito deputado estadual, ainda pelo PT, com 31603 votos, em 211 municípios.