Yuri é deputado estadual eleito pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSol), com 25.479 votos. Nascido em Petrópolis, Região Serrana do Rio, foi vereador do município desde 2020.
Suas principais bandeiras são garantir melhorias no sistema de saúde, educação e mobilidade urbana, a defesa do meio ambiente e combate ao racismo e à violência contra a mulher.
Yuri é o vereador mais votado em Petrópolis pelo PSOL, pai, professor de história e gestor público especializado em cidades. É presidente da Comissão de Educação, Assistência Social e Direitos Humanos (CEADH) na Câmara Municipal. Autor do Renda Básica Petrópolis e do aumento no Aluguel Social.
Tem mais de 10 anos de experiência na administração pública, serviu na Prefeitura Municipal de Petrópolis, Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, Senado e Câmara Federal. Sempre lutando pela educação, moradia, transporte público, saúde, cultura e direitos humanos. É educador popular e já colaborou na formação de mais de 1.000 jovens e adultos. Foi candidato a deputado estadual em 2018, atingindo 12.623 votos e a prefeito em 2016 onde foi o terceiro mais votado.
Já conquistou mais de 3 milhões em recursos para a saúde, educação e assistência social em Petrópolis. Destas emendas, foram destinados recursos para a construção da UBS do Alto Independência, estruturação de postos de saúde família e para o Hospital Alcides Carneiro, além da obra que garantiu o elevador de acessibilidade ao CEFET Petrópolis. Também através dessa articulação de emendas parlamentares, conquistou junto ao deputado federal Marcelo Freixo, recursos que serão utilizados na criação do Banco de Alimentos de Petrópolis – proposta do vereador Yuri aprovada na Câmara Municipal.
Atuante pela saúde humanizada, teve como seu primeiro projeto de lei aprovado a política de combate à violência obstétrica. E, por meio de dezenas de indicações, fiscalizações e ofícios, ajudou na inclusão de vários grupos prioritários no Plano Municipal de Vacinação contra a Covid-19!
Yuri tem o mandato com maior participação nos conselhos municipais, criou o Gabinete Virtual, além do Fórum do Mandato Popular, que incentivam a participação popular para as decisões públicas e trazem transparência na atuação legislativa!
Através da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal, formou o Petrópolis sem Fome – rede entre poder público, voluntários e instituições da sociedade civil que já atendeu mais de 500 famílias com doações e acolhimento. Há anos acompanha e luta ao lado de centenas de famílias que lutam por moradia – vítimas de tragédias e tentativas de remoções – por isso apresentou projeto de lei pela assistência técnica gratuita em habitação para famílias vulneráveis e suas moradias.
Combate às mafias que exploram os serviços públicos e aumentam o custo de vida, como a Sinal Park – Yuri foi relator da comissão especial que estudou o contrato de estacionamento rotativo e encaminhou pela anulação da renovação do contrato e mudança do modelo pelo fim da indústria da multa. Processou a CONCER buscando a suspensão do pedágio da subida da serra da BR-040 e segue firme ao lados dos rodoviários contra o cartel das empresas de ônibus no transporte público. Também pediu a cassação dos vereadores corruptos envolvidos nos maiores escândalos de corrupção da história de Petrópolis e conseguiu na Justiça o afastamento do ex-secretário de educação ficha-suja que perseguia servidoras e alunos.
Por 8 anos apresentou programas nas TVs e rádios locais, vê as praças públicas como local de encontro, convívio e cultura, principalmente para jovens e famílias. Preside o Bloco Boa Praça que carrega milhares de sorrisos e encontros nos carnavais.