Advogado com especialização em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), Tiago Simon é casado com Miriam e pai da Isabela, tem na família e na fé cristã seus alicerces de vida mais profundos. A fé em Jesus Cristo é a causa fundamental de sua existência. É deputado estadual pelo MDB e está em seu segundo mandato (2015-2018 e 2019-2022). Desde muito cedo, acompanhou a trajetória política de seu pai, o ex-governador e ex-senador Pedro Simon, com quem aprendeu a trilhar os caminhos da ética e da responsabilidade. Dele, herdou a indignação com as injustiças e com os rumos da atual política. E, a partir desses princípios, moldou os seus próprios destinos.
Tiago tem focado sua atuação, na Assembleia Legislativa, no desenvolvimento econômico aliado a justiça social. Entre seus projetos, destacam-se a Lei Estadual Anticorrupção, que visa combater a corrupção e a impunidade no âmbito da administração estadual, e a Lei da Alimentação Saudável, que promove a alimentação sadia e proíbe a comercialização de produtos nocivos à saúde das crianças em escolas públicas e privadas do Estado. É autor de outras leis, entre elas a que criou a rota turística da região metropolitana da serra gaúcha e que autoriza a Brigada Militar a treinar as guardas municipais.
Durante sua trajetória como deputado, Tiago Simon presidiu diversas comissões na Assembleia Legislativa, entre as quais a de Economia, Educação e de Ética. Em 2021, assumiu a corregedoria da Comissão de Ética, além de passar a presidir a Comissão de Constituição e Justiça, a comissão técnica mais importante do Parlamento gaúcho, e que analisa a constitucionalidade de todos os proposições legislativas.
Entre os temas que mais dedica atenção estão a defesa de programas de crédito e microcrédito, que contemplem MPEs, MEIs e trabalhadores informais ligados ao empreendedorismo. Atua em prol da organização do sistema de apoio aos micro e pequenos empresários do Estado, que necessitam de poucas garantias para acessar financiamentos, por meio de fundos garantidores para facilitar o acesso ao crédito.
Acredita ser fundamental que a pesquisa científica básica e tecnológica seja uma das prioridades do Estado, perpetuando o progresso da ciência, da tecnologia e da inovação como bens-públicos. Defende que as políticas regionais de inovação tenham por escopo reduzir as diferenças locais, viabilizando o desenvolvimento cultural, social e econômico, o bem-estar da população e a autonomia tecnológica do RS.
Também tem convicção de que o tema da "economia do conhecimento" é de vital importância para o Rio Grande do Sul, pois um ecossistema inovativo voltado a estratégias fundamentadas em planejamento e em soluções criativas promovem o empreendedorismo, que, por sua vez, fomenta crescimento econômico.
Além de todo esse trabalho dedicado ao povo gaúcho, desde novembro de 2019, Tiago também preside o MDB de Porto Alegre, onde teve papel importante para a eleição de Sebastião Melo à prefeitura de Porto Alegre.