Rogério Barra é Advogado e vice-presidente do Partido Liberal no Pará. Em 2022, foi eleito Deputado Estadual com uma votação expressiva de 81.868 votos. Considerado um fenômeno da direita paraense, Rogério foi o quinto deputado mais votado no resultado geral das Eleições 2022 no Pará e o primeiro candidato sem mandato na lista dos que foram eleitos.
Somando 18 anos de vida pública, passou em primeiro lugar no concurso para o Estado, onde também foi coordenador jurídico, coordenador de controle interno e Secretário de Estado de Justiça e Direito Humanos. Obteve nota máxima no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Em sua trajetória, Rogério foi condecorado pela Polícia Militar do Pará com o Mérito Tiradentes, honraria outorgada a militares e civis que por suas relevantes atribuições, colaboram para a projeção e fortalecimento do trabalho da PM.
Foi condecorado pela Polícia Civil do Pará com a Láurea do Mérito Pessoal e condecorado pelo Governo do Estado com a Ordem do Mérito Policial Militar Coronel Fontoura - Grau Comendador.
Rogério foi presidente do Conselho de Políticas sobre Drogas, Conselho Estadual de Justiça e Direitos Humanos, Conselho de Políticas sobre Programas de Proteção à Vida, Conselho Estadual de Erradicação ao Trabalho Escravo, Conselho Estadual de Direitos Difusos, Conselho Estadual da Juventude, Conselho Estadual do Idoso, Conselho Indigenista e Igualdade Racial. Presidiu, também, o Partido Social Liberal (PSL) nos anos de 2018 e 2019.