Deputada estadual pelo Partido Progressista, Roberta Arraes nasceu no Sertão da Paraíba e radicou-se nas terras do Araripe pernambucano. Mora em Araripina com a família desde 1980. Com presença ativa na comunidade, tornou-se naturalmente uma representante da luta sertaneja por dias melhores.
Em 2006, Roberta foi conduzida pelo ex-governador Eduardo Campos à Coordenação da 23ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Araripina. A partir de 2013, como primeira-dama de Araripina, iniciou uma árdua luta política a favor dos mais necessitados da região, juntamente com o marido Alexandre Arraes, prefeito do município de 2013 a 2016.
Em 2014, assumiu o Cargo de Assessora Especial do governador de Pernambuco, onde permaneceu até o ingresso na Assembleia Legislativa. Roberta foi candidata a deputada estadual em 2014, obtendo 38.030 votos. Em 2018, foi reeleita com 28.649 votos e seguiu para o seu segundo mandato na Casa Legislativa. É presidente da Comissão de Saúde e Assistência Social, vice-presidente da Comissão em Defesa dos Direitos da Mulher, membro titular da Comissão de Agricultura e suplente nas Comissões de Administração Pública e de Negócios Municipais.
Como voz da mulher sertaneja que não cansa de defender uma vida digna para todos, suas principais bandeiras são: serviços de saúde de qualidade; apoio à economia do gesso; incentivo à cadeia produtiva da mandiocultura, ovinocaprinocultura, apicultura e pecuária leiteira, principalmente em prol dos agricultores familiares; políticas públicas permanentes para combater a falta d’água, e luta também pela interiorização do Ensino Público.
Roberta Macedo Bertino Arraes é graduada pela Universidade Federal da Paraíba no Curso de Administração de Empresas, especializando-se em Marketing no instituto GMB de Marketing, em São Paulo. Começou a vida profissional na iniciativa privada, quando administrou por 20 anos, ao lado dos pais, as revendas autorizadas Chevrolet e Ford. Esses empreendimentos trouxeram grande desenvolvimento para a região do Araripe.
Parafraseando Euclides da Cunha, em Os Sertões, podemos afirmar que a sertaneja Roberta Arraes é, antes de tudo, uma forte, na luta por sua gente e seu lugar.