Renato Roseno é advogado e militante socialista. Desde jovem, milita contra as diferenças de classe, gênero, etnia ou orientação sexual, as desigualdades sociais, a injustiça, especialmente contra crianças, adolescentes e jovens. Atuação feita sempre junto a coletivos que lutam em defesa dos direitos humanos, meio ambiente e poder popular.
Há mais de vinte anos, atua no campo da defesa de direitos, contribuindo com movimentos por moradia e contra a violência policial. Foi membro do NAJUC – Núcleo de Assessoria Jurídica Comunitária (UFC) e assessor do então Deputado Estadual João Alfredo (1994 – 2000). Coordenou o Centro de Defesa da Criança e do Adolescente no Ceará e a Associação Nacional dos Centros de Defesa da Criança e do Adolescente (ANCED), entidade que assessorou no monitoramento da Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança.
Foi conselheiro titular do Conselho Nacional dos Direitos da Criança (CONANDA) e do Fundo Brasil de Direitos Humanos. Tem experiência em litigância internacional de direitos humanos e é fellow do Programa LEAD (Leadership for Environment and Development Program).
Em 2013, recebeu o Prêmio Neide Castanha, na categoria cidadania, outorgado pelo Comitê Nacional de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, pela atuação na defesa de direitos. É servidor público federal da carreira de analista de políticas sociais, lotado na Secretaria Nacional da Assistência Social do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.
Militante do PSOL, foi candidato ao Governo do Ceará em 2006 e à Prefeitura de Fortaleza, em 2008 e 2012, quando obteve mais de 11% dos votos. Em 2010, foi candidato a Deputado Federal, tendo sido o segundo mais votado de Fortaleza e o décimo do estado. Em 2014, foi o terceiro mais votado da capital e o 18º do estado, sendo eleito o primeiro parlamentar do PSOL e da Frente de Esquerda (PSOL, PCB e PSTU) na Assembleia Legislativa do Ceará.