Nascido em Brasília, Rafael Cavalcanti Prudente, é filho de pai goiano e mãe pernambucana. O empresário cresceu em Brasília e ama a Capital Federal não só pela sua beleza arquitetônica e paisagística, mas pelo povo guerreiro e trabalhador que diariamente zela e honra o nome da cidade. O empresário é casado com Pollyanna Vaz Prudente. O casal tem dois filhos, Rafael e Samuel.
Formado em administração de empresas, Rafael iniciou cedo sua vida profissional. Aos 15 anos começou a trabalhar no almoxarifado de uma empresa. Depois passou para o setor de entregas, em seguida para os departamentos de compras e operacional. Com 22 anos assumiu o cargo de diretor comercial da empresa e foi com este trabalho que pagou a faculdade. Depois de uma longa jornada de aprendizado abriu seu próprio negócio no segmento eletrônico.
Experiência profissional
Foi sócio do Grupo 5 Estrelas Sistema de Segurança LTDA até 2014.
Atuação Política
2013 – Filiou-se ao PMDB, hoje MDB.
2014 – Aos 29 anos se elegeu Deputado Distrital com 17.581 votos. Tomou posse no dia 1º de janeiro de 2015 como o deputado mais jovem da legislatura.
2015 e 2016 - membro das Comissões de Economia, Orçamento e de Finanças (CEOF); de Educação, Saúde e Cultura (CESC) e de Fiscalização, Governança, Transparência e Controle (CFGTC) e suplente da Comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e de Segurança (CS).
2016 – Membro titular da Comissão Parlamentar de Inquérito - CPI, que investigou o sistema de transporte público do DF.
2016/2017 – Corregedor da Câmara Legislativa
2016 a 2018 – Integrou a Comissão Parlamentar de Inquérito - CPI, que investigou denúncias de pedofilia no DF.
2017 e 2018 – Foi integrante da Comissão Economia, Orçamento e Finanças (CEOF) e suplente das Comissões de Defesa dos Direitos Humanos, Cidadania, Ética e Decoro Parlamentar (CDDHCEDP); de Educação, Saúde e Cultura (CESC); de Segurança e de Fiscalização, Governança, Transparência e Controle (CFGTC).
Em 2018, se reelegeu Deputado Distrital com 26.373 votos.
Quando assumiu o segundo mandato foi escolhido pelos colegas parlamentares para presidir a Câmara Legislativa e se tornou o deputado mais jovem e natural de Brasília a presidir a casa.
Em 2020, foi reeleito para presidir a Câmara Legislativa do Distrito Federal no biênio 2021/2022.