Emerson Penalva tem 48 anos, é administrador, casado há 26 anos com Keila Penalva e tem 3 filhos: Matheus, de 24 anos, Maria Helena, com 10 anos, e Maria Fernanda, 7 anos.
Desde muito cedo vivencia a política. Sua avó Desdêmona Penalva foi a primeira vereadora mulher do município de Esplanada, onde nasceu. Foram diversos mandatos na cidade sendo reconhecida pelo município por todo seu trabalho. Por sua representatividade política foi homenageada com o nome de uma rua na cidade. Seu tio, Clóvis Penalva, foi vereador de Esplanada. Já seu bisavô, Ruy Penalva de Farias foi deputado estadual da Bahia e seu tio-avô, Otávio Penalva, deputado estadual em Sergipe.
Em 1998, Emerson Penalva foi convidado pelo atual deputado federal Bacelar para ser assessor político de seu mandato na Câmara de Vereadores. Foi nesse período que conheceu a realidade de cada bairro e, principalmente, as necessidades, desejos e anseios da população soteropolitana.
Para Emerson Penalva, a política é uma ferramenta de transformação social e importante instrumento para mudar a vida das pessoas.
Em seu primeiro mandato na Câmara Municipal de Salvador, Penalva travou lutas em prol do fortalecimento do Terceiro Setor, da Educação e o fomento aos Esportes, assim como defendeu durante toda a campanha eleitoral. Penalva acredita que o debate em torno do Terceiro Setor é um dos caminhos para a geração de emprego e renda, melhorar a saúde e educação da população, estimular a cultura e a prática de esportes. Com essa atuação, Penalva presidiu a Frente Parlamentar em Defesa do Terceiro Setor na Câmara de Salvador.
Seu destaque no Legislativo rendeu frutos. Penalva foi escolhido como líder do Podemos na Câmara de Vereadores de janeiro de 2021 a março de 2022. Atualmente, no PDT, devido ao seu desempenho, ele também recebeu o título de líder do seu atual partido na Casa.
Durante seu mandato como vereador, Penalva ainda ocupou três importantes comissões do Legislativo soteropolitano: Educação, Esporte e Lazer; Assistência Social e Direitos das Pessoas com Deficiência e Legislação Participativa.
Emerson Penalva atuou de maneira incisiva durante a pandemia da Covid-19. Ele solicitou que pessoas com autismo fossem incluídas na primeira fase do processo de vacinação contra o vírus, bem como agentes da Segurança Pública.
Dentre os resultados do seu trabalho está a aprovação do projeto que garante que espaços públicos inativos da prefeitura fossem doados para ONGs, intensificando iniciativas de apoio a causas esportivas na capital baiana.
Preocupado com a situação de miséria vivida no Brasil, Penalva solicitou também a instalação de quatro novos restaurantes populares em Salvador, visando ampliar o acesso de famílias em vulnerabilidade social a refeições de qualidade por um baixo custo. Para Penalva, a criação destes equipamentos públicos em diferentes bairros possibilita o acesso da população a uma alimentação de qualidade por um baixo custo, medida importante, sobretudo, no momento de crise econômica que muitas famílias brasileiras estão sofrendo.
Também pensando na agricultura, fonte de renda de milhares de baianos, Emerson solicitou ao governo federal anistia das dívidas dos micros, pequenos e médios agricultores do país, que sofreram, nos últimos meses, com prejuízos causados pela seca ou pelas chuvas, principalmente na Bahia. Os pequenos agricultores, por exemplo, são responsáveis por 70% dos alimentos que os brasileiros consomem, sendo um dos setores mais importantes do país.
A atuação de Emerson Penalva demonstra sua responsabilidade em cuidar das pessoas e por isso enxerga em sua candidatura como deputado estadual a possibilidade de renovar a vida dos baianos.