Pedro Ozório Pereira, elegeu-se para seu quarto mandato consecutivo como deputado estadual pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), com 32.290 votos. Natural de Canguçu, onde nasceu em 31 de agosto de 1953, é médico clínico-geral, formado pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
Na Assembleia gaúcha, atua na defesa de demandas nas áreas da saúde, da segurança pública, da educação, do setor primário e da infraestrutura. Destacou-se ao propor, ainda na legislatura anterior, Emenda Constitucional separando o Corpo de Bombeiros da Brigada Militar, proporcionando, assim, autonomia financeira e administrativa à corporação.
A pauta voltada à saúde continuará sendo prioritária no trabalho do parlamentar na 55ª Legislatura, principalmente com apoio aos hospitais. “As instituições hospitalares, atualmente, são mantidos sobretudo com o aporte de verba dos municípios, uma vez que o Estado e a União não cumprem os mínimos constitucionais para o setor”, observa.
Na atual legislatura, apresentou propostas para acabar com a aposentadoria especial de ex-governadores e suas viúvas e para vender o Palácio das Hortênsias, situado em Canela. “Enquanto faltam recursos para áreas essências como a saúde e a educação, o Governo do Estado banca, com dinheiro público, milhares de imóveis sem uso que poderiam ser leiloados. Paga a regalia dos ex-governadores e viúvas. Esse dinheiro faria a diferença e beneficiaria a população” destaca.
Também é autor de propostas de emenda à Constituição para obrigar o Tribunal de Contas do Estado a apresentar anualmente sua execução orçamentária e patrimonial à ALRS e para delegar atribuições suplementares às guardas municipais.
Na eleição de 2018, Elegeu-se para o quarto mandato consecutivo com 32.290 votos. As cidades em que registrou maior votação foram Canguçu (14.693), Pelotas (4.344) e São Lourenço do Sul (1.935 votos).