José Dias de Souza Martins nasceu no município de Umarizal, região Oeste do Rio Grande do Norte, em 7 de abril de 1939, filho de Paulo Abílio de Souza Martins e Anatildes Dias de Souza. É casado com Maria de Lourdes Alves Dias de Souza, pai do procurador regional da República Marcelo Alves Dias de Souza, e avô do pequeno João.
A sua trajetória na iniciativa privada – como advogado, empresário e agropecuarista – teve e mantém as características que fundamentam, até hoje, seu exercício diário na vida pública: a disponibilidade ao trabalho, a lealdade, o espírito crítico e o compromisso firme com o estado do Rio Grande do Norte.
Foi professor, diretor de empresas e presidente da Fundação de Habitação Popular, tendo contribuído para a implantação da Cidade da Esperança, em Natal, e de diversos conjuntos habitacionais em Caicó, Currais Novos e Mossoró.
Deputado estadual desde 1986, tem sido reeleito seguidamente em todas os pleitos posteriores, sempre com votações que refletem o apoio e o reconhecimento que mantém junto aos cidadãos norte-rio-grandenses.
Está no seu 10o mandato na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, sempre se destacando como membro ativo de diversas comissões, como a de Constituição e Justiça, Finanças, e Administração, Serviços Públicos e Trabalho, entre outras.
A sua formação jurídica, por sua vez, tem fundamentado uma contribuição constante no trabalho legislativo, como visto na elaboração da Constituição Estadual; e , do mesmo modo que a ética do cidadão não difere da ética do político, José Dias tem levado sua fé e espírito cristãos para o plenário da Assembleia, sendo autor, entre outras, da Lei que consagrou o dia 3 de outubro como feriado estadual em homenagem aos Santos Mártires de Cunhaú e Uruaçu.