Natural de Itapajé (CE). Josefa Medeiros Farias tem o ensino médio completo e foi eleita deputada estadual pelo PT. É esposa do prefeito de Horizonte, Nezinho Farias (PDT). Coloca como prioridade a defesa da juventude e levanta a bandeira da luta em favor da causa feminina, contra a violência e mais equidade.
Josefa Medeiros Farias, carinhosamente chamada de Jô Farias, nasceu em Irauçuba, no Ceará, em 30 de novembro de 1959. Filha do casal de agricultores Maria de Nazaré Taveira e Francisco Veras de Medeiros, é a nona filha de uma família de 10 irmãos. Aos 13 anos, mudou-se com a família para Pentecoste, onde morou durante 10 anos. Foi em Pentecoste que conheceu seu esposo Nezinho Farias, com quem casou em 1979, e teve sua primeira filha Emanuele.
Em 1983, mudou-se para Horizonte devido aos compromissos profissionais do esposo, cidade que acolheu como sua e onde nasceram mais dois filhos do casal, Daniel e Mariana. Jô é ainda avó orgulhosa do neto João e o centro que une e fortalece sua família em torno da fé e do amor. Acredita e baseia sua vida nos princípios ensinados por Deus, principalmente o de servir ao próximo.
Sua garra e forte perfil articulador e mobilizador trazem a vontade de estar ao lado do povo, fazendo parte da construção de uma sociedade mais justa e igualitária, sempre defendendo causas que acredita serem importantes para o próximo. Reconhecida pela comunidade como importante ativista social, Jô Farias está sempre ao lado de Nezinho em sua trajetória política, apresentando-se como um diferencial na construção de seu projeto político para a população horizontina e do Ceará.
Horizonte é conhecida por acolher cearenses de diversos municípios do Estado que vieram em busca de trabalho no polo industrial e de mais qualidade de vida. Cuidar bem das pessoas que nasceram ou adotaram Horizonte para viver sempre foi prioridade para Jô. De forma intersetorial, ela sempre atuou para fortalecer as políticas públicas estruturantes, principalmente nas áreas da assistência, educação e saúde.
Seu trabalho compartilhado e colaborativo com Nezinho trouxe para si espaço social e político, foi secretária de Assistência Social em 1996 e vereadora entre 2005 e 2008. Mas foi entre 2009 e 2016 que Jô Farias fez história em Horizonte ao implementar o projeto Beija-Flor, posteriormente, Superintendência de Políticas Públicas Intersetoriais.
Como articuladora responsável, Jô Farias não só criou o Beija-Flor, que era ligado ao Gabinete do Prefeito Nezinho Farias, mas atuou na implementação, no monitoramento e nas avaliações de indicadores sociais de impacto e de resultado por entender a importância do trabalho articulado e da mediação nas políticas públicas.
O projeto que começou em Horizonte voou alto, sendo reconhecido nacional e internacionalmente, como prática inovadora e de impacto social, especialmente pela Associação Internacional de Cidades Educadoras – AICE, vindo inclusive permear a programação de Seminário Internacional em 2016, na cidade de Rosário na Argentina.
O caráter desbravador de seu trabalho levou Jô Farias a projeção fora de seu papel social no município de Horizonte, vindo a ocupar a presidência da Associação para Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará – APDMCE no biênio 2013-2014 e reconduzida para os anos de 2015 a 2016. Na atuação junto aos Conselhos e comitês estaduais, integrou o Fórum Estadual de
Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil – FEETI, o Comitê de Aleitamento Materno, dentre outros de relevância estadual. Na presidência da APDMCE, Jô teve a oportunidade de levar a mais de 100 municípios cearenses programas, projetos e serviços às crianças, adolescentes, jovens, pessoas idosas, pessoas com deficiência e mulheres, sempre com o olhar da defesa, garantia de direitos e combate às desigualdades e preconceitos.
E também, durante a sua gestão na APDMCE, atuou diretamente na implementação das ações do Selo Unicef – Município Aprovado, nos estados do Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte.
Seguindo sua trajetória, Jô Farias exerceu entre janeiro de 2021 e abril de 2022 o cargo de secretária de Articulação Institucional e Política, em Horizonte, que tem como missão apoiar e fortalecer o processo de gestão estratégica e intersetorial, desenvolvendo um trabalho articulado com órgãos e atores sociais governamentais e não-governamentais, visando a otimização de recursos humanos e financeiros no planejamento, execução e avaliação de políticas públicas.
Assim é Jô Farias, uma mulher que segue construindo relações pessoais e institucionais de transformação de grupos em equipes, acreditando na potencialidade das pessoas, na fé como instrumento de pacificação e na fortaleza da união para obtenção da cidadania efetiva.