Natural de Humaitá, no Amazonas, Jair Montes é filho caçula da parteira Celina Montes e do funcionário público municipal, José Jaime Montes. O amazonense de nascença e portovelhense de coração, antes de ingressar na vida pública, era empreendedor nos ramos de vestuário e ração. Casado com Leilane Montes e pai dedicado de dois filhos, Larissa Montes e Jair Montes Júnior. Deu primeiro passo na vida pública em 2006, quando o partido lançou a sua candidatura a deputado federal pelo PSDC, obtendo 3.800 votos.
No pleito eleitoral de 2008, como candidato a vereador em Porto Velho, obteve 2.407 votos - o sétimo mais votado, porém, não tomou posse porque o partido não atingiu o coeficiente eleitoral. Em 2010, disputou uma cadeira a Câmara Federal, ficando em 12º lugar em números de votos, porém, a coligação novamente não alcançou o coeficiente eleitoral exigido. Contudo, Jair Montes não desistiu do sonho de representar o povo de sua cidade de coração, Porto Velho. Esperou mais de dois anos, até que conseguiu vencer o pleito eleitoral de 2012 e passou a ocupar uma cadeira na Câmara Municipal de Vereadores de Porto Velho. Neste caso, teve uma atuação marcante em defesa da habitação, incentivos fiscais municipais, desenvolvimento sócio-econômico e mobilidade urbana. Dessa forma, foi reeleito vereador em 2016 com uma votação superior em comparação a eleição anterior.
Neste limiar, nas eleições de 2018, com a bandeira de representar os vigilantes e os municípios do Alto-Madeira: Porto Velho, Candeias do Jamari, Nova Mamoré e Guajará-Mirim, foi eleito deputado estadual, sendo o primeiro mais votado na sua coligação. Jair Montes é conhecido como “Homem de Palavra” e pautou sua atuação no parlamento estadual com os seguintes pilares: defesa dos servidores públicos estaduais, infraestrutura, educação, habitação, agricultura, meio ambiente, incentivos fiscais, fortalecimento dos arranjos produtivos locais, geração de emprego e renda, entre outras áreas como forma de melhorar a qualidade de vida e o bem-estar social da população.