FABRÍCIO GANDINI (CIDADANIA), nasceu em 06 de janeiro de 1980 em Vitória, foi vereador em Vitória por três mandatos e presidente da Câmara Municipal de Vitória entre 2013-2014. Hoje cumpre o primeiro mandato como deputado estadual na Assembleia Legislativa do ES.
Onde tudo começou
Gandini começou a militar na política muito jovem, quando ainda era secundarista. Lutou pelos direitos dos estudantes e foi diretor do Grêmio Estudantil Rui Barbosa, no atual Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES) – então conhecido como ETFES (Escola Técnica Federal do Espírito Santo).
Formação
Buscando uma atuação séria e competente, decidiu se capacitar para atuar na área política. Para tanto, após cursar o Técnico em Mecânica no IFES, se graduou em Direito, logo em seguida fez uma pós-graduação com especialização em Gestão Municipal de Políticas Públicas e no Rio de Janeiro fez um mestrado em Planejamento e Gestão de Cidades.
Votação expressiva
Em 2008, foi o terceiro candidato a vereador mais votado em Vitória, com exatos 5.064 votos. Nas eleições de 2012, obteve 8.955, tornando-se o vereador mais votado, não só da história de Vitória, como também do Espírito Santo. Essa marca ainda o elevou à condição de segundo vereador mais votado proporcionalmente entre as capitais do país naquele pleito. Já no pleito de 2016 teve 7.611 votos e foi novamente o vereador mais votado do Espírito Santo.
Atuação na CMV
Em seu primeiro mandato, Gandini já atuou como Presidente da Comissão de Educação, Cultura e Esporte e como Secretário da Mesa Diretora no biênio 2009-2010. Já compôs as Comissões de Constituição e Justiça, Serviço Público e Redação (atual Comissão de Constituição, Justiça, Serviço Público e Redação); de Acompanhamento e Fiscalização de Leis (atual Comissão de Defesa do Consumidor e Fiscalização de Leis); de Ciência e Tecnologia; de Finanças, Economia, Orçamento, Fiscalização, Controle e Tomada de Contas; e de Transporte (atual Comissão de Mobilidade Urbana). Já atuou na Frente Parlamentar da Micro e Pequena Empresa.
Ocupou também o cargo da Presidência, na Mesa Diretora.
Além dos cargos internos à Câmara, Gandini já atuou nos Conselhos Municipais de Segurança Alimentar e Nutricional (vice-presidente); de Ciência e Tecnologia (membro); e de Alimentação Escolar (membro). Atualmente é membro do Conselho Municipal de Segurança Urbana.
Atuação como Presidente da CMV
Como presidente da Câmara Municipal de Vitória de janeiro de 2013 até o fim de 2014, cumpriu o desafio de ampliar a discussão em torno dos temas de interesse da cidade, agregando e estimulando a participação popular. Suas principais medidas como Presidente foram:
Fim do voto secreto;
Redução do orçamento do Legislativo, passando a ser um dos menores do país;
Instituição do programa Câmara Verde, que visa adequação da sede às normas ambientais de controle sustentável, passando por ações de controle de gastos com energia, papel, água, descartáveis, entre outros;
Aplicação da Ficha Limpa Municipal a todos os servidores;
Concurso Público, para contratação de funcionários efetivos;
Criação do Fiscaliza Vitória, canal de comunicação entre a Câmara e a população, para fiscalização dos equipamentos públicos municipais, visando a melhoria da prestação de serviço à comunidade;
Criação da Tribuna Popular, espaço para que o munícipe tenha direito a voz durante as Sessões Ordinárias;
Corte de ponto de vereadores faltosos;
Redução do recesso parlamentar de 55 para 30 dias;
Implantou a Política de Memória com ações para resgatar, documentar e valorizar a história institucional do Legislativo Municipal de Vitória.
Lançamento do livro História da Câmara Municipal de Vitória, com autoria de Estilaque Ferreira do Santos.
Reconhecimento
Reconhecido pelo trabalho que coordenou nas comissões, conselhos municipais e à frente da Câmara Municipal de Vitória, Fabrício Gandini foi indicado como um dos três finalistas ao Prêmio Capixabas do Ano (2013), na categoria Político do Ano. Esta indicação foi fruto da série de ações que coordenou visando melhorar o trabalho dos parlamentares e dar mais transparência à Casa de Lei.
Candidatura à Vice-governador
Nas eleições de 2014 foi convidado a ser candidato à vice-governador na chapa do então governador Renato Casagrande.
Atuação como presidente das Comissões de Segurança Pública e de Cultura e Turismo
Presidindo essas duas importantes comissões no atual mandato, vem realizando discussões importantes para o turismo e a cultura como a paisagem da cidade, bem como sendo pilar em conquistas como a redução nos índices de violência em Vitória, além da militância em obras e ações como a Unidade de Polícia Militar e o Posto da Guarda Civil Municipal em Jardim Camburi.
Prefeitura de Vitória
De janeiro de 2017 a março de 2018, Gandini se licenciou do cargo de vereador e assumiu a Secretaria de Gestão, Planejamento e Comunicação da Prefeitura de Vitória, onde liderou diversos projetos e programas, entre eles a construção do Plano de Metas - Vitória 2020, que irá nortear as ações da Administração Municipal, principalmente nas áreas sociais, até 2020.
Deputado Estadual
Nas Eleições 2018, Gandini foi eleito para o cargo de Deputado Estadual com 20.170 votos.
Está em seu segundo mandato como deputado estadual, para o qual foi eleito em 2022 com 16.948 votos.