Francisco José Alves da Silva nasceu em Buriti dos Lopes no dia 19 de Dezembro de 1966. Filho do agricultor Manoel Damião dos Santos e da zeladora Joana Alves da Silva, é casado com Mayra Araújo e pai de Letícia, Ítalo, Catarina, Guilherme, Miguel e Mateus. Formado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e filiado ao Partido dos Trabalhadores desde a sua fundação, Franzé disputou pela primeira vez o cargo de Deputado Estadual pelo Piauí em 2018, sagrando-se eleito com 31.526 votos.
Iniciou a vida profissional como Menor Aprendiz e atuou na Pastoral da Juventude do Meio Popular. Foi assessor da vereadora Francisca Trindade e desempenhou trabalhos técnicos junto a parlamentares do PT e de sindicatos, analisando dados e subsidiando discussões.
Trabalhou como contabilista, foi diretor do Jornal da Manhã, sendo aprovado no concurso para Auditor Fiscal da Prefeitura Municipal de Teresina, em 1992 e Auditor Fiscal do Estado da Paraíba, em 1994.
Em 2003, assumiu a Diretoria Administrativo e Financeira da Secretaria Estadual de Educação. Nesse mesmo ano, participou da Comissão que criou a Controladoria Geral do Estado. Foi Superintendente de Despesas da Secretaria de Fazenda (2004 a 2009). Secretário de Fazenda (de dezembro de 2010 a abril de 2011). Secretário de Administração e Previdência (de janeiro de 2015 a março de 2018).
Destaca-se como um parlamentar atuante na Assembleia Legislativa do Piauí e defende bandeiras sociais, especialmente aquelas voltadas para: Direitos Humanos, Pessoas com Deficiência, Educação, Tecnologia, Agricultura Familiar e Extensionismo Rural.