Rodrigo Lorenzini Zucco, 52 anos (nasceu em 17/12/1970), é natural de Alegrete. Formado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Delegado da Polícia Civil.
Eleito pelo Republicanos com 59.648 votos, Delegado Zucco registrou votos principalmente no Vale dos Sinos, onde alcançou expressiva votação em Novo Hamburgo (15.750 votos), São Leopoldo (6.375 votos), Campo Bom (2.886 votos), Sapiranga (1.212 votos), Ivoti (584 votos) e outros municípoios. Vai cumprir o primeiro mandato como deputado estadual.
Da experiência como policial civil, Delegado Zucco vai trazer para sua atuação na Assembleia Legislativa a defesa e valorização do servidor e do serviço público de qualidade. Estará no foco do parlamentar o incentivo ao setor calçadista, na busca da geraçaõ de empregos e renda para o Estado. Também se concentrará no apoio à ampliação do modelo cívico-militar nas escolas estaduais e municipais. E pretende dedicar esforços na busca de investimentos para ampliação da malha rodoviária no RS.
Delegado da Polícia Civil concursado há 25 anos, Zucco foi aprovado em concurso em Santa Catarina e prestou serviço em Chapecó, Itapema e Balneário Camboriú. Posteriormente foi aprovado no concurso de Delegado de Polícia no Rio Grande do Sul, onde atualmente exerce suas funções.
Especialista no combate ao tráfico de entorpecentes pela Academia Internacional de Aplicação da Lei, organismo vinculado ao governo dos Estados Unidos, foi professor da Secretaria Nacional de Segurança Pública - SENASP Ministério da Justiça. Delegado Zucco é especialista no combate ao tráfico de entorpecentes, foi professor da Secretaria Nacional de Segurança Pública- SENASP/ Ministério da Justiça ministrando aulas para Delegados de Polícia dos estados federativos. Formado em 2012 na Academia Internacional de Aplicação da Lei-ILEA mantido pelo Governo do EUA, com especialidade no combate ao tráfico internacional de drogas ministrando aulas para policiais da América Latina.