Nascida e criada na zona rural de São Bento do Una, filha de um empresário da avicultura, desde a infância assistiu e participou da rotina do homem e da mulher do campo, celebrando safras e produtividade, mas também vivenciando as perdas provocadas pela seca. Incomodada com a situação dos menos favorecidos e movida pelo sentimento de justiça, Débora Almeida formou-se em Direito e, por concurso público, tornou-se Procuradora Federal.
Em 2012, Débora decidiu ingressar na política, como forma de encontrar os meios para fazer mais pelos menos favorecidos. Começou muito bem, exercendo dois mandatos exitosos como Prefeita de São Bento do Una(2013 a 2016 – 2017 a 2020). Débora sempre teve um olhar diferenciado pelos mais humildes, e em especial para os cuidados com a saúde e a educação de qualidade, que ganharam prioridade total e resultados reconhecidos nacionalmente.
Na sua gestão, destacou São Bento no cenário estadual incentivando o agronegócio, transformando o município em referência nacional na produção de aves e o 4.º maior produtor de ovos do Brasil.
Como Secretária da Mulher da AMUPE – Associação Municipalista de Pernambuco -, buscou interação com outras representantes do sexo feminino nos 184 municípios do Estado, na luta pelas conquistas e respeito às mulheres;
Nessa eleição, Débora apresenta-se como pré-candidata a Deputada Estadual pelo Partido da Social Democracia (PSDB), vislumbra um novo momento para Pernambuco e enxerga na candidatura de Raquel Lyra, um espaço de acolhimento das demandas do povo do agreste.
Nas suas constantes conversas com a população pernambucana de todas as regiões e com maior ênfase do agreste, Debora faz uma defesa firme do agronegócio para alavancar o emprego e a renda na região, através da avicultura, agricultura, pecuária leiteira e de corte, piscicultura, além do empreendedorismo e comercialização de produtos que, segundo ela, sofre com a desatenção do poder público do estado.
Tudo isso, sempre levantando a bandeira da educação, que Debora conseguiu colocar entre as melhores do estado, como ex-prefeita de São Bento do Una.