Natural de Maria Helena (PR), Carlos Cezar mudou-se para Sorocaba aos quatro anos de idade.
Advogado, disputou em 2004 sua primeira eleição para vereador da cidade, sendo o edil mais jovem naquela legislatura. Em 2008, foi reeleito para seu segundo mandato, ficando entre os dez vereadores mais votados da cidade. Antes da reeleição, recebeu o Prêmio Selo Ouro Empreendedor Social pelo trabalho em favor das entidades de Sorocaba e, em 2010, o de revelação política do ano.
Reconhecido pela população sorocabana, em 2010 Carlos Cezar disputou seu primeiro mandato como deputado estadual, e venceu com quase 70 mil votos.
Nestes sete anos, Carlos Cezar foi um dos deputados mais participativos na Assembleia Legislativa, tornando-se líder do seu partido, o PSB, por cinco anos consecutivos. Atualmente é o líder do Bloco Parlamentar, que reúne nove partidos. Ele também criou e preside a Frente Parlamentar Evangélica, além de ser membro das comissões de Atividades Econômicas e de Constituição, Justiça e Redação, a mais importante da casa, e da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Fundação para o Remédio Popular (Furp). Destaque ainda para o seu trabalho como vice-presidente da CPI constituída para apurar a exploração do trabalho análogo ao de escravo em atividades econômicas de caráter urbano e rural no estado.
Com projetos de leis nas áreas de educação, saúde, habitação e segurança, Carlos Cezar também contribuiu com verbas parlamentares para manutenção de hospitais, escolas, rodovias e infraestrutura de cidades de todo o Estado de São Paulo. Tal empenho foi novamente reconhecido por toda população paulista, que o reelegeu para o segundo mandato com 112.409 votos, um aumento de mais de 70%.
Relator do projeto de lei que criou a Região Metropolitana de Sorocaba, Carlos Cezar continua a lutar pelo desenvolvimento de todos os municípios paulistas, em especial os de menor população.
Nas eleições de 2018 é reeleito para seu terceiro mandato com 115 mil votos.