Graduada em Assistência Social e doutora em Política Social, Camila Valadão foi presidente do Conselho Regional de Serviço Social e integrante do Conselho Estadual de Direitos Humanos. Elegeu-se vereadora de Vitória em 2020. Foi eleita para seu primeiro mandato de deputada estadual em 2022, tornando-se a mulher com a maior votação na história da Assembleia Legislativa, com 52.221 votos.
Aos 21 anos, filiou-se ao Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) iniciando sua trajetória militante em uma organização política.
Candidatou-se pela primeira vez a um cargo político. Com 29 anos, a assistente social e então professora universitária disputou o cargo ao governo do estado, sendo a mais jovem candidata ao pleito.
Disputou pela primeira vez, o cargo de vereança para a Câmara de Vitória e foi a quinta mais bem votada não sendo eleita devido às barreiras do coeficiente eleitoral.
Em meio às movimentações pelo #EleNão, contra a eleição do atual presidente do Brasil, Camila Valadão entrou na corrida eleitoral e disputou pela primeira vez o cargo de deputada estadual. Esteve entre os 30 mais bem votados para a Assembleia, com mais de 16 mil votos conquistados, porém, novamente sua chapa não atingiu o coeficiente eleitoral, não garantindo sua eleição.
Pela segunda vez, disputou o cargo de vereança e foi eleita vereadora da Capital sendo a segunda mais bem votada e a primeira mulher negra a ocupar uma cadeira na Câmara Municipal. Estreou na política capixaba com o voto de 5.625 eleitores de Vitória.
Iniciou o seu mandato de vereança marcando oposição à gestão municipal conservadora e ganhando destaque entre os parlamentares da Casa. Enfrentou importantes embates políticos como as duras críticas à Reforma Municipal da Previdência, cobrou por mais transparência pública da gestão municipal, defendeu a contratação dos aprovados nos concursos da Saúde e Educação e denunciou ainda os diversos casos de violência política de gênero ocorridos no ambiente legislativo. Acesse a prestação de contas da vereadora e saiba mais sobre o seu mandato na Câmara Municipal de Vitória.
É candidata, pela segunda vez, ao cargo de deputada estadual para a Assembleia Legislativa do Espírito Santo. Nestas eleições, o partido de Camila Valadão está na federação PSOL-Rede e tem boas expectativas com a possibilidade da candidata ser eleita.