Bernardo César Carlos Belarmino de Amorim, nasceu em Mossoró, Rio Grande do Norte, em 24 de agosto de 1967. Casado com Kaline Cristiane Ferreira de Andrade Amorim e pai de seis filhos. Membro de um núcleo de quinze filhos, origem familiar do município de Almino Afonso, região oeste do RN. Os pais se notabilizaram na política: Abel Belarmino de Amorim (in memoriam) foi eleito prefeito de Almino Afonso, em 24 de janeiro de 1965. Geralcina Carlos, após mandato de vereadora, eleita prefeita em 15 de novembro de 1972.
Aprovado no vestibular de Medicina na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) em 1986, concluiu a faculdade em 1982. Retornou para atuar na região de origem. O histórico dos pais estimulou o jovem médico à política e foi eleito prefeito de Almino Afonso em 2000 e reeleito em 2004. Dez anos depois de concluir o segundo mandato de gestor, Dr. Bernardo concorreu pela primeira vez à Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte. Em 07 de outubro de 2018, foi eleito deputado estadual com o voto de 42.049 potiguares, em 142 dos 167 municípios. Entre os vinte e quatro candidatos eleitos, foi o terceiro mais votado.
No mandato foi defensor das pautas referentes à saúde pública, ensino superior, segurança, valorização do servidor público, infraestrutura e um olhar social para as pessoas do interior. Defendeu a retomada das cirurgias eletivas, reestruturação dos hospitais regionais e estimulou prefeitos da região Oeste para o desenvolvimento de parcerias para expansão do Serviço Móvel de Urgência (SAMU), ideal que busca como objetivo a cobertura em todo território potiguar. Presidente da Frente Parlamentar Municipalista, foi braço forte dos prefeitos e vereadores de todo estado, aproximando-os de secretarias e órgãos do governo do estado.
Em 2022, foi reeleito para a ALRN com 52.505 votos, mais de dez mil votos a mais em relação à primeira eleição em 2018. A saúde por vocação segue no topo da lista do trabalho do parlamentar no segundo mandato, contudo, Dr. Bernardo ampliará a atuação para as políticas sociais que promovam qualidade de vida para a população e nos meios de desenvolvimento do Rio Grande do Norte. Firme e forte, Dr. Bernardo seguirá mais quatro anos, sempre presente.