Reeleito para o seu terceiro mandato consecutivo, Aluísio Lessa é presidente da Comissão de Finanças. Nas legislaturas anteriores, presidiu a Comissão de Desenvolvimento Econômico e integrou os colegiados de Meio Ambiente e de Cidadania. Atuou também como suplente nas Comissões de Justiça, Administração Pública e Defesa da Mulher. Em seu primeiro mandato, integrou os colegiados de Administração e de Meio Ambiente.
O deputado tem como prioridade na atuação parlamentar o desenvolvimento econômico do Estado, a geração de emprego e renda e a defesa do setor sucroalcooleiro. Demonstrou empenho, ainda, na implantação da fábrica da Jeep (Fiat), em Goiana. Entre as propostas que apresentou na Alepe, destacam-se a Lei 14.437/2011, que dá preferência a autores pernambucanos nas exibições de filmes de longa e curta metragem em algumas cidades pernambucanas, e a Lei 14.771/2012, que obriga montadoras e revendedoras de motos e similares a ofertarem o curso de formação de condutores para esses veículos.
Entre janeiro de 2019 e julho de 2020, assumiu a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco (Secti-PE) no Governo Paulo Câmara. Nesse período como gestor da Secti, promoveu a valorização da Universidade de Pernambuco (UPE) e da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado (Facepe); requalificou o Parque de Eletroeletrônicos e Tecnologias Associadas de Pernambuco (Parqtel); entregou a unidade de radioterapia do Hospital Universitário Oswaldo Cruz (Huoc) pronta para entrar em funcionamento; e teve o decreto do Marco Legal de CT&I assinado pelo governador.
Aluísio Lessa é formado em Economia pela UFPE. A convite do ex-governador Eduardo Campos, desempenhou a função de coordenador da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) para a região Nordeste. Entre 2007 e 2010, durante o primeiro governo de Campos, exerceu a função de secretário de Articulação Política. Em 2010, elegeu-se deputado estadual pela primeira vez e, em 2013, após a reeleição do governador, foi convidado para auxiliar no cargo de secretário de Articulação Social e Regional de Pernambuco.