Nascido em 1969, na cidade de Recife (PE), Altair Moraes é filho de um policial militar, senhor Austrogildo, e sua mãe, Mariza, é professora. Já em sua infância, começou a praticar artes marciais. Foi por meio do karatê que aprendeu a ter disciplina, uma característica marcante de sua personalidade que o acompanha até hoje. Com muito empenho e dedicação, logo nos primeiros anos colecionou diversos títulos, sagrando-se campeão. Venceu por dez vezes a competição Norte-Nordeste, o que fez com que seu nome fosse alçado à seleção brasileira.
Além do talento no karatê, Altair desenvolveu uma grande capacidade de se comunicar, com uma incrível habilidade motivacional, características que foram potencializadas por sua vocação para pregação do Evangelho. Em 1992, casou-se com sua fiel amiga e companheira Sandra Tavares Moraes, com a qual teve seus dois filhos, Renato e Sabrina Moraes.
Após 22 anos de dedicação ao Evangelho e aos projetos de recuperação da dignidade de pessoas em situação de vulnerabilidade social, moradores de rua e dependentes químicos, concorreu pela primeira vez ao cargo de deputado estadual por São Paulo, no pleito de 2018, tendo sido eleito com 86.230 votos. Consciente das responsabilidades perante as famílias paulistas, o deputado Altair Moraes dará voz à população e será seu representante na Alesp, a fim de buscar o cumprimento das Constituições Federal e Estadual, o apoio a atletas e paratletas, a efetiva melhoria dos serviços públicos e, acima de tudo, a preservação da célula mater da sociedade: a família cristã. "Faço um compromisso público e irrevogável de não fugir à batalha contra o descumprimento da lei, a corrupção, a improbidade e a ineficiência administrativas, sempre sob a luz dos preceitos cristãos e do respeito absoluto à dignidade da pessoa humana."