Rachel Ximenes Marques é uma brasileira que atua como psicóloga, educadora e política. Ela é filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT) e já ocupou diversos cargos na administração pública, incluindo a secretaria de importantes pastas no município de Quixadá, onde seu marido, Ilário Marques, foi prefeito por quatro mandatos. Além disso, Rachel Marques foi eleita deputada estadual por quatro vezes e atualmente é secretária executiva de Políticas contra as Drogas, da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos do Governo do Estado.
Rachel nasceu em Fortaleza, Ceará, e graduou-se em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Ela também possui especialização em Educação Infantil, Gestão para Executivos e um mestrado em Saúde Pública. Rachel é casada com Ilário Marques e tem dois filhos.
Sua carreira política começou nos anos 80, quando se engajou no movimento estudantil, participando da Pastoral Universitária e das Comunidades Eclesiais de Base da Igreja Católica. Rachel Marques escolheu o Partido dos Trabalhadores para ingressar na política e tem se mantido fiel à legenda desde então.
Entre 1993 e 1996, Rachel foi Secretária do Trabalho e Ação Social de Quixadá, e depois, em Fortaleza, assumiu a presidência da Fundação Municipal de Profissionalização e Geração de Emprego, Renda e Difusão Tecnológica (PROFITEC) e da Fundação de Turismo de Fortaleza (FORTUR) em anos subsequentes. Em 2001, Rachel Marques assumiu a Secretaria de Saúde e Assistência Social de Quixadá, mas saiu em 2002 para disputar a eleição como deputada estadual, obtendo 26.732 votos e ficando como a 1ª suplente da coligação.
Rachel Marques assumiu uma cadeira na Assembleia Legislativa em 2005, após a saída de Luizianne Lins para ser prefeita de Fortaleza. Nas eleições seguintes, ela foi reeleita por duas vezes, obtendo expressivas votações. Em 2014, Rachel candidatou-se novamente a deputada estadual, mas não foi eleita, tornando-se suplente de sua coligação. Ela voltou a assumir o cargo em 2015, quando também presidiu a CPI contra Exploração de Crianças e Adolescentes e foi líder da bancada do PT na Assembleia.
Em 2018, Rachel foi candidata a deputada federal pelo Ceará, obtendo 44.080 votos e ficando como suplente. Depois do último pleito, ela retomou suas atividades profissionais como psicóloga, até ser nomeada pelo Governador do Ceará, Camilo Santana, em 19 de junho de 2020, para coordenar a Secretaria Executiva de Políticas contra as Drogas, ligada à Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos do Estado.
Mandatos na Câmara dos Deputados
- Deputado(a) Federal, representando o estado do Ceará pelo Partido dos Trabalhadores (PT), no período de 2019 a 2023. Data de posse: 01/02/2021.
- Suplente: assumiu o mandato como suplente de Deputado(a) Federal na Legislatura 2019-2023 a partir de 1 de fevereiro de 2021, mas se afastou em 10 de fevereiro de 2021.
Mandatos externos
- Deputado(a) Estadual pelo estado do Ceará pelo Partido dos Trabalhadores (PT) nos períodos de 2005 a 2006, 2007 a 2010, 2011 a 2014 e 2015 a 2018.
Atividades profissionais e cargos públicos
- Secretária Municipal nas Secretarias de Trabalho e Ação Social, e Saúde e Assistência Social de Quixadá, CE, nos períodos de 1993 a 1996 e 2001 a 2002, respectivamente.
- Presidente da Companhia das Docas do Ceará, em Fortaleza, CE, no período de 2003 a 2004.
Estudos e cursos diversos
- Especialista em Educação Infantil e Gestão para Executivos.
- Mestre em Saúde Pública.
- Graduado em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), em Fortaleza, CE.