Francisco Rodrigues Vale Júnior nasceu em Goiânia, é casado e pai de três filhos. Formou-se em Direito em 1996 pela antiga Universidade Católica de Goiás, hoje PUC-Goiás, onde também é Pós-Graduado em Relações Internacionais Mercosul, e também é Mestre em Desenvolvimento e Planejamento Territorial.
Primeiros Passos Profissionais
Sua primeira profissão foi a de menor auxiliar de serviços gerais no Banco do Brasil, posteriormente atuou como professor durante 14 anos, ensinando geometria descritiva, ensino religioso, filosofia e sociologia no Colégio Santo Agostinho e na Universidade Católica de Goiás.
Atuação Religiosa
Atuante no movimento da Renovação Carismática Católica – RCC, desde 1990, foi coordenador em nível Arquidiocesano e Estadual (2000/2004), e membro do Conselho Nacional RCC Brasil por vários anos. Continua participando do Grupo de Oração em Goiânia, dos Conselhos da RCC Goiânia e Goiás, da Associação Servos de Deus, obra social da RCC, e ministrando palestras por todo estado de Goiás.
Trajetória Política
- Secretário de Planejamento da Prefeitura de Goiânia (2005-2008)
- Vereador e Presidente da Câmara Municipal de Goiânia (2008-2010)
- Deputado Estadual (2010-2018)
- Candidato a Prefeito de Goiânia (2016)
- Deputado Federal (2019-atualidade)
Publicações e Projetos
- Autor do livro "A Função Social da Propriedade Urbana de Goiânia" (2017)
- Projeto "CHIS DA QUESTÃO" para uma Cidade mais Humana, Inteligente e Sustentável (CHIS)
Atuação no Congresso Nacional
- Vice-liderança do partido PSD na Câmara (2019)
- Comissões de Minas e Energia; de Constituição e Justiça e de Cidadania; de Desenvolvimento Urbano; entre outras comissões temáticas temporárias.
- Subcomissão sobre Cidades Inteligentes
- Relatoria no Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara dos Deputados (CEDES)
- Presidente da FRENTE PARLAMENTAR CATÓLICA
Ações Durante a Pandemia
Em 2020, diante da pandemia do novo coronavírus, Francisco Jr foi designado e assumiu a relatoria da Comissão Mista no âmbito do Congresso Nacional destinada a acompanhar a situação fiscal e a execução orçamentária e financeira das medidas relacionadas à emergência de saúde pública de importância internacional relacionada ao Coronavírus (Covid-19), nos termos do Decreto Legislativo nº 6, de 2020.