Fabiano Galletti Tolentino nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, em 25 de fevereiro de 1974, filho de Ronaldo Lanza Tolentino e Marília Galletti Tolentino. Mudou-se para Divinópolis, onde se dedicou ao meio rural, produzindo e entregando leite. Formou-se em Direito pela Faculdade de Direito do Oeste de Minas (FADOM) e especializou-se em Direito Empresarial pela mesma instituição. Casou-se com Sarah Dimas Tolentino, com quem teve duas filhas, Sofia e Nina Tolentino.
Início da Carreira Política
Tolentino começou sua carreira política como candidato a vereador de Divinópolis em 2004, mas não conseguiu ser eleito. Depois, foi Diretor de Esportes e Secretário Municipal de Esportes, Lazer e Juventude. Em 2008, tornou-se vereador, sendo o mais bem votado da história da cidade.
Vereador em Divinópolis
Como vereador, Tolentino foi autor de 288 proposições e relator de 154 proposições na Câmara Municipal. Em 2011, deixou a Câmara para assumir a função de deputado estadual.
Deputado Estadual em Minas Gerais
Tolentino foi eleito deputado estadual em 2010, com 31.182 votos. Durante seu primeiro mandato, destacou-se pela economia de recursos públicos. Reeleito em 2014, dobrou sua votação e atuou em questões relacionadas à agropecuária, como a legalização da venda de leite de cabra e a defesa do queijo minas artesanal.
Atuação na Assembleia Legislativa
Ocupando cargos como Presidente da Comissão de Política Agropecuária e Agroindustrial e membro efetivo da Comissão de Participação Popular, Tolentino realizou visitas técnicas em entidades do setor e promoveu audiências públicas para debater o fomento e benefício ao produtor rural. Também atuou na fiscalização dos serviços de saneamento básico.
Candidaturas a Deputado Federal e Prefeito de Divinópolis
Em 2018, Tolentino candidatou-se a Deputado Federal, mas não foi eleito. Em 2020, concorreu à Prefeitura de Divinópolis, terminando em segundo lugar. Em 2022, tentou novamente se eleger deputado federal, ficando como suplente.
Vida Pessoal
Além de sua carreira política, Tolentino tem interesse pela criação de equinos e atua como árbitro no Núcleo do Cavalo Campolina.