Darcísio Paulo Perondi nasceu em Ijuí, Rio Grande do Sul, em 2 de abril de 1947. Filho de João Perondi e Antônia Perondi, cresceu em uma família envolvida na política, sendo seu irmão Emídio Perondi também deputado federal pelo estado. Darcísio formou-se em medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 1974 e concluiu um curso de pós-graduação em puericultura e pediatria na mesma instituição em 1976.
Carreira na Medicina e na Gestão Hospitalar
Após sua formação, Darcísio Perondi trabalhou como médico pediatra do Serviço Público Federal em sua cidade natal, Ijuí, e também no Hospital de Caridade local por quase 20 anos. Além disso, assumiu a presidência da Associação de Hospitais de Caridade de Ijuí em 1986 e, a partir de 1989, foi presidente de diversas Santa Casas e hospitais filantrópicos no Rio Grande do Sul.
Início na Vida Política
Em 1993, Darcísio Perondi ingressou na vida política pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB). No ano seguinte, foi eleito deputado federal, representando os municípios gaúchos de Santa Rosa, Missões, Celeiro e Planalto. Durante seu mandato, integrou importantes comissões parlamentares, como a Comissão de Viação e Transportes e a Comissão de Seguridade Social e Família.
Atuação Política e Alinhamento com o Governo
Ao longo de sua trajetória política, Darcísio Perondi mostrou-se alinhado às propostas do governo em diversas votações de emendas constitucionais. Acompanhou a orientação da base parlamentar governista em temas como abertura da navegação de cabotagem, revisão do conceito de empresa nacional e fim do monopólio estatal em setores como telecomunicações, exploração do petróleo e distribuição do gás canalizado pelos governos estaduais. No entanto, foi contrário à prorrogação do Fundo de Estabilização Fiscal (FEF).
Defensor da Saúde e Reformas Estruturais
Darcísio Perondi demonstrou preocupação com a área da saúde e participou ativamente da Frente Parlamentar da Saúde, formada por cerca de 80 deputados de todos os partidos. Em 1996, defendeu a aprovação da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) como uma forma de aumentar os recursos destinados ao setor.
Durante seu mandato, manifestou-se favoravelmente à emenda que instituiu a reeleição para prefeitos, governadores e presidente da República. Também foi favorável à reforma administrativa do Executivo, que permitiu a demissão de servidores por insuficiência de desempenho ou excesso de gastos com pessoal, acabando com a estabilidade no serviço público.
Reeleições e Atuação Parlamentar
Darcísio Perondi foi reeleito em 2002, 2006 e 2010, sempre pelo PMDB. Durante esses mandatos, ocupou cargos de destaque, como a vice-liderança do Governo na Câmara. Além disso, foi presidente da Frente Parlamentar da Saúde e membro das Frentes Parlamentares Ambientalista e de Apoio à Agropecuária.
Últimos Anos na Política
Nas eleições de 2018, Darcísio Perondi não conseguiu se reeleger como deputado federal, sendo considerado um dos principais aliados do presidente Michel Temer. No entanto, assumiu a vaga na Câmara dos Deputados que era do deputado eleito Osmar Terra, quando este assumiu o Ministério da Cidadania e Ação Social.
Com uma carreira marcada pela atuação na área da saúde e defesa de reformas estruturais, Darcísio Perondi deixou sua contribuição no cenário político do Rio Grande do Sul e do Brasil.