Daniel Ricardo Soranz Pinto nasceu em Vassouras, em 16 de fevereiro de 1979. Ele é um médico sanitarista, pesquisador e político brasileiro filiado ao Partido Social Democrático (PSD). Com especializações em Medicina de Família e Comunidade, além de mestrado em Saúde Pública e doutorado em Epidemiologia pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Soranz possui uma carreira sólida na área da saúde.
Carreira na Saúde e Pesquisa
Daniel Soranz iniciou sua carreira atuando como médico de família no Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria (CSEGSF). Ele foi parte da equipe responsável pela elaboração do primeiro Programa de Residência de Medicina de Família da Fiocruz e contribuiu para a criação das diretrizes nacionais do Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde. Além disso, Soranz foi professor na Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, da Fiocruz, e também lecionou Medicina e Farmácia na Fundação Educacional Serra dos Órgãos, em Teresópolis.
Reconhecimento e Prêmios
Pela sua contribuição na área da saúde, Daniel Soranz recebeu diversas honrarias, incluindo a Medalha de Mérito Pedro Ernesto, concedida pela Câmara de Vereadores da Cidade do Rio de Janeiro, a Medalha Tiradentes da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro e a Cruz do Mérito do Empreendedor Juscelino Kubitschek. Ele também foi um dos idealizadores do Dia do Orgulho SUS no município do Rio de Janeiro, uma data que atualmente é comemorada nacionalmente em 21 de março.
Atuação na Pandemia e Retorno à Fiocruz
Durante a pandemia da Covid-19, Daniel Soranz assumiu o cargo de secretário municipal de Saúde do Rio de Janeiro em janeiro de 2021. Ele desempenhou um papel fundamental na elaboração do Plano de Contingência do Município para o enfrentamento da Covid-19, instituindo o Comitê Especial de Enfrentamento à Covid-19 e o Centro de Operações de Emergência da Covid-19. Sob sua gestão, o município do Rio de Janeiro iniciou uma das maiores campanhas de vacinação do país. Após deixar o cargo em março de 2022, Soranz retornou à Fiocruz.
Carreira Política e Eleição como Deputado Federal
Após as eleições, Daniel Soranz foi eleito deputado federal com mais de 90.000 votos, assumindo um novo desafio em sua trajetória como político.