Daniel Pires Coelho nasceu em Recife, em 1978, e é um administrador e político brasileiro. Atualmente, exerce seu segundo mandato como deputado federal por Pernambuco. Filiado ao Cidadania, Daniel é presidente estadual do partido e membro titular da Executiva Nacional e do Diretório Nacional. Também é membro de diversas frentes parlamentares, entre elas, a Ambientalista, a da Economia Solidária e a de Defesa do Serviço Público.
Desde que ingressou na vida pública, em 2003, a principal bandeira de Daniel Coelho tem sido o meio ambiente. Ele iniciou sua carreira política como vereador, tendo apresentado projetos importantes para a cidade do Recife, como o disciplinamento da arborização urbana e a inclusão da disciplina de educação ambiental na grade curricular das escolas públicas municipais.
Deputado estadual e federal
Em 2014, Daniel Coelho foi eleito deputado federal pelo estado de Pernambuco, tendo sido reeleito em 2018. Durante seu primeiro mandato, votou a favor de pautas como o PL 4330 da Terceirização, a Reforma Trabalhista e a denúncia contra Michel Temer. Já no segundo mandato, votou a favor da criminalização de responsáveis pelo rompimento de barragens, do pacote anticrime de Sergio Moro e do novo marco legal do saneamento.
Bandeiras políticas e oposição a João Campos e Paulo Câmara
Além da defesa do meio ambiente, Daniel Coelho é crítico ao governo do presidente Jair Bolsonaro e faz oposição a João Campos, prefeito do Recife, e ao governador Paulo Câmara, ambos do PSB. O deputado é um dos líderes do grupo conhecido como "cabeças-pretas" do PSDB, que era oposição ao governo Temer e discordava da entrada do partido no governo.
Eleições municipais
Em 2020, o Cidadania retirou a pré-candidatura de Daniel Coelho à prefeitura de Recife e declarou apoio a Delegada Patrícia, do Podemos. Contudo, o presidente Jair Bolsonaro também declarou apoio a Patrícia, o que levou o Cidadania a anunciar seu afastamento da campanha. Mesmo assim, Daniel Coelho seguiu como Coordenador da Campanha e Patrícia acabou ficando em quarto lugar.
Propostas e posicionamentos
Daniel Coelho é um defensor da educação e fiscalizador das contas públicas. Além disso, em fevereiro de 2021, protocolou uma proposta de decreto parlamentar para derrubar o decreto de Bolsonaro que facilita a compra de armas no Brasil. O deputado também é conhecido por suas bandeiras em defesa da independência partidária e da transparência política.