Amom Mandel Lins Filho nasceu em Recife, Pernambuco, em 2 de janeiro de 2001, filho da magistrada Elza Vitória de Sá Peixoto Pereira de Mello e do professor universitário Amom Mandel Lins. Ele é neto, pelo lado materno, do magistrado Domingos Jorge Chalub, descendente de libaneses. Aos cinco anos, sua família mudou-se para Manaus, terra natal de sua mãe, onde reside desde então.
Carreira acadêmica e empresarial
Atualmente, Amom cursa Direito na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e Gestão Pública na Estácio de Sá. Além de seus estudos, ele também é dono de duas empresas, um estacionamento e uma empresa de tecnologia.
Engajamento social e político
Desde seus 12 anos, Amom participa de grupos de ativismo social e, em 2015, começou a atuar como voluntário na Wikimedia Foundation, responsável pela Wikipédia e outros projetos. Ele também é defensor da causa do voluntariado, tendo integrado o pool de voluntários da Organização das Nações Unidas (ONU) desde 2019.
Atividades políticas
Aos 19 anos, Amom se filiou ao seu primeiro partido político e, em abril de 2022, filiou-se ao Cidadania. Como político, ele prioriza a pauta ambiental, o desenvolvimento sustentável e o trabalho voluntário. Em 2020, ele criou o projeto "Galho Forte", que tem como objetivo tornar Manaus uma cidade mais verde e sustentável.
Em 2 de outubro de 2022, Amom foi eleito como deputado federal mais votado no Amazonas, com apenas 21 anos de idade. Ele obteve 288 555 votos e foi considerado o mais jovem já eleito na história do estado.
Saúde
Em 24 de março de 2022, Amom foi internado no Hospital Santa Júlia, em Manaus, após complicações causadas por duas doenças autoimunes que ele tem: retocolite ulcerativa e tireoidite de Hashimoto. Ambas as doenças são tratáveis, mas não têm cura.
Atividades sindicais, representativas de classe, associativas e conselhos
Antes de sua carreira política, Amom atuou como ativista social em Manaus, em 2020. Ele também foi eleito vereador da cidade pelo Podemos, em 2020, antes de se tornar deputado federal.
Formação acadêmica
Amom iniciou seu curso de Direito na Universidade Federal do Amazonas em 2019 e atualmente estuda Gestão Pública na Estácio, em Manaus.