O deputado Chico Alencar (Psol-RJ) está buscando apoio entre os parlamentares da Câmara dos Deputados para a criação duma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) sobre a Agência Brasileira de Inteligência (Abin). O objetivo é investigar os crimes de monitoramentos de localização de aparelhos celulares realizados durante o governo Jair Bolsonaro (PL), sem autorização judicial.
“Espionagem ilegal é fato gravíssimo, sequela da ditadura! Partidos da oposição, como o PL e integrantes do Centrão, não se interessaram pela CPI no fim do ano passado, mas agora, como o caso está revigorado e a sua gravidade enfatizada, inclusive envolvendo o dossiê sobre a procuradora do caso Marielle, estamos retomando a coleta de assinaturas”, afirmou o parlamentar à Imprensa.
O pedido de CPI surgiu originalmente no final do ano passado, dois dias depois de uma operação da Polícia Federal prender dois oficiais da Abin e afastar outros três, incluindo o terceiro na hierarquia do órgão, Paulo Maurício Fortunato Pinto, por envolvimento num esquema que teria acessado, indevidamente, a localização de celulares de políticos, jornalistas, advogados e desafetos do governo Bolsonaro.
Fonte: Assessoria de Comunicação do deputado federal Chico Alencar, com adaptações