Deputado Albuquerque quer reserva de 30% das vagas de vigilante para mulheres

Na semana da mulher, o deputado do Republicanos articula a tramitação do PL que garante mais vagas de emprego para mulheres.

Foto: Reprodução

O PL N• 5565/2023 do deputado federal Albuquerque (Republicanos-RR), altera a redação da Lei no 7.102 de 20 de junho de 1983, para estabelecer reserva de trinta por cento das vagas de emprego na função de vigilante para contratação de mulheres. A regra vale para empresas de segurança privada e empresas que mantêm quadro próprio de segurança.

A política de inserção de mulheres precisa ser ativa, uma vez que há obstáculos culturais que dificultam que mulheres busquem trabalhar em ambientes predominantemente masculinos”, afirmou.

Entenda

A reserva prevista na matéria se aplica da seguinte forma: empresas com até dez empregados vigilantes: de 3 (três) a 5 (cinco) empregados vigilantes: pelo menos, uma mulher; de 6 (seis) a 9 (nove) empregados vigilantes: pelo menos, duas mulheres. Empresas com mais de 10 (dez) empregados vigilantes: 30%(trinta por cento do efetivo de vigilantes, desprezadas as frações.

No caso de não haver candidatas interessadas no preenchimento das posições que tenham sido ampla e comprovadamente divulgadas, a empresa pode manter proporção menor sendo obrigada a renovar a tentativa de preenchimento da reserva a cada 180 (cento e oitenta) dias, sem que sejam aplicadas multas administrativas. O descumprimento do disposto na lei implica na aplicação de sanções administrativas, como advertência, e até multa de R$ 5 mil, podendo ser dobrada em casos de reincidência.

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do deputado federal Albuquerque, com adaptações

você pode gostar também