Há poucos meses do P20, uma plataforma para que os parlamentos dos países do G20 contribuam nos debates das questões globais, a deputada federal e 1º procuradora adjunta da mulher na Câmara, Maria Rosas (Republicanos-SP), participou de mais uma reunião com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), que também é presidente do Grupo, para discutir as ações e estratégias para o encontro, que vai acontecer nos dias 1º e 2 de julho, em Maceió.
Com a crescente e necessária participação das mulheres na política, essa será a primeira vez que parlamentares mulheres no Brasil, vão participar do evento com uma programação específica, para discutir políticas públicas voltadas ao público feminino. A delegação do Brasil, vai contar com cinco parlamentares, entre elas, a deputada Maria Rosas.
A 1º procuradora da mulher na Câmara dos Deputados falou sobre a missão de representar as parlamentares mulheres e o estado de São Paulo no evento. Este encontro com o Lira teve como objetivo discutir e promover a participação das mulheres na política, abordando desafios, estratégias e ações para aumentar a representatividade feminina nos espaços de decisão.
”É gratificante poder participar, em julho, de um momento histórico para o Brasil e para o mundo quando, pela primeira vez, teremos esse evento tão importante”, disse a parlamentar.
O P20
O G20 (Grupo dos 20) é um fórum de cooperação econômica internacional criado em 1999 é formado por 19 países, entre nações desenvolvidas e emergentes e, também, pela União Europeia. O Brasil foi presidente do G20 até novembro de 2024 e Lira assumiu a presidência do P20, colegiado dos parlamentares dos 19 países do bloco. No Brasil, a Cúpula de Líderes do G20 está agendada para os dias 18 e 19 de novembro de 2024, no Rio de Janeiro.
Fonte: Assessoria de Imprensa da deputada Maria Rosas (com adaptações)