A Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), aprovou nesta terça-feira (14), em sessão especial, a indicação de Daniela Barbalho como a nova conselheira do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PA), Daniela é advogada
Esposa do governador do Pará, Helder Barbalho, a indicação de Daniela foi protocolada, na Comissão de Constituição e Justiça – CCJ da ALEPA no dia 3 de março, último dia para as lideranças partidárias indicarem nomes à vaga aberta após a aposentadoria do conselheiro Nelson Chaves.
Daniela Barbalho é formada em direito pela Universidade da Amazônia (Unama) e já foi secretária municipal de Cidadania, Assistência Social e Trabalho entre 2007 e 2012, em Ananindeua, na Grande Belém, durante a gestão do marido na prefeitura do município.
No documento entregue à CCJ, 11 lideranças indicaram o nome da primeira-dama: União Brasil, PSB, Republicanos, PT, PDT, Podemos, PSD, PSDB, MDB, PTB e PP.
Após a publicação do parecer no sistema interno, nesta terça-feira, foi feita a Sessão de Arguição, quando a indicada é sabatinada pelos membros do parlamento. Em seguida, foi realizada a eleição por votação secreta no plenário, conforme a legislação determina nesta e nas demais Casas de Leis do país. Trinta e oito parlamentares votaram, sendo 36 a favor da indicação do nome de Daniela Barbalho e apenas dois contra.