Uma operação contra corrupção e fraudes em licitações foi realizada pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) nesta última quarta-feira (24) em Barra Velha, no Litoral Norte do Estado. Ao menos 30 mandados de prisão e de busca e apreensão foram cumpridos.
A ação, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) e Grupo Especial Anticorrupção (Geac), cumpre oito mandados de prisão e 22 de busca e apreensão. Chamada de “Travessia”, a operação investiga também crimes de organização criminosa.
Agentes públicos e empresários estariam envolvidos no caso. Também é apurada a suspeita do recebimento de propina das empresas contratadas, por meio de aditivos em série e medições supervalorizadas.
A investigação faz parte de um procedimento investigatório criminal (PIC), que tramita na Subprocuradoria Geral para Assuntos Jurídicos do Ministério Público. O processo está em sigilo.
A ação também contou com apoio da Polícia Científica. Após a prisão, os suspeitos serão encaminhados ao Juízo para audiência de custódia.