Campanha Maio Laranja é desenvolvida nas escolas de Canaã dos Carajás

Foto: Reprodução

Durante todo o mês, estão sendo realizadas, nas escolas municipais, palestras sobre a campanha Maio Laranja, que tem como objetivo o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Nesta segunda-feira (27), a ação foi desenvolvida na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMF) Carmelo Mendes da Silva para os estudantes de 12 a 15 anos.

 

 

A aluna Kevelynn Santos, de 13 anos, contou que o momento foi importante para aprender mais sobre a não violação do corpo e poder apoiar as pessoas que passaram por alguma situação de abuso. “A gente não pode deixar as pessoas encostarem no nosso corpo e fazerem coisas que não são permitidas. Isso acontece bastante com muitas crianças e adolescentes. Nunca vi algum parente ou familiar meu passando por isso. No entanto, devemos estar atentos a qualquer situação de abuso sexual”, destacou.

A palestra foi ministrada por pedagogos e assistentes sociais do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), que abordou diversos temas sobre abuso sexual nas redes sociais, violência sexual contra crianças e adolescentes, tráfico de órgãos e pornografia.

“O Maio Laranja traz informações sobre proteção, cuidado e educação dos nossos alunos acerca do abuso e da exploração sexual de crianças e adolescentes, incluindo como se cuidar. Estamos trabalhando a metodologia do toque, ensinando o que pode e o que não pode”, ressaltou a pedagoga do Creas, Aldenice Sousa.

 

 

A pedagoga destacou a importância da campanha também no ambiente escolar. “Além de proteger, é importante que a criança, caso ocorra uma situação de abuso, saiba onde procurar ajuda. A rede de apoio inclui o Conselho Tutelar, a Delegacia Especializada no Atendimento a Crianças e Adolescentes, a Polícia Civil e também as escolas. As crianças precisam saber que podem contar com as orientações do corpo docente, que pode acolher e encaminhar para a rede de proteção que o nosso município oferece”, acrescentou.

 

Foto: Diego Sousa
Foto: Diego Sousa

 

 

O desenvolvimento da campanha Maio Laranja no município é uma iniciativa da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes) e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

Canais de denúncia

Para denunciar qualquer violência contra criança ou adolescente, os canais de contato são o Disque 125, da Coordenação de Denúncias de Violação dos Direitos da Criança e do Adolescente (Cisdeca); e o Disque 100, telefone do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, que encaminha o caso para o conselho tutelar do município, além da Escuta Especializada (94) 99240-1177 e Conselho Tutelar (94) 99150-4513.

 

 

Com informações PMCC

você pode gostar também