Em resposta às graves denúncias de corrupção no sistema judiciário brasileiro, o deputado federal Alfredo Gaspar (União-AL) iniciou uma coleta de assinaturas para a instalação duma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que deve investigar a suposta venda de sentenças em tribunais de diferentes estados do Brasil. Nomeada “CPI das Vendas de Sentenças no Judiciário”, a comissão visa apurar práticas de corrupção que comprometem a confiança pública na justiça e no sistema democrático.
“O cenário atual do Judiciário brasileiro tem sido seriamente abalado por uma série de denúncias sobre a venda de sentenças, o que tem comprometido gravemente a confiança da população nas instituições que deveriam garantir a justiça. Reportagens recentes e investigações em diferentes estados do país revelam um padrão de comportamento alarmante entre membros da magistratura, evidenciando a necessidade de uma resposta imediata e firme por parte do Parlamento.” Explica o deputado Alfredo Gaspar sobre o pedido de CPI.
Ainda na justificativa do pedido são destacados os escândalos recentes, como os revelados pela Operação Faroeste, que apontaram para um esquema de grilagem de terras na Bahia, e outros casos similares nos estados do Tocantins, Mato Grosso do Sul e Goiás. A CPI segue na fase de coleta de assinaturas, que devem ser intensificadas nas próximas semanas com o retorno dos trabalhos legislativos de forma presencial. Para a sua instalação, são necessárias 171 assinaturas.
Fonte: Assessoria de Imprensa (com adaptações)