Alexei Navalny, o principal crítico do presidente russo, Vladimir Putin, faleceu na prisão aos 47 anos, de acordo com informações da Reuters divulgadas nesta sexta-feira (16 de fevereiro de 2024). A morte do ativista foi comunicada pelo serviço penitenciário do distrito russo de Yamalo-Nenets, na Sibéria, onde ele estava cumprindo pena.
Circunstâncias da morte
Navalny teria se sentido mal e perdido a consciência quase imediatamente após uma caminhada. Uma equipe médica foi chamada, mas não conseguiu ressuscitá-lo. A causa da morte está sendo investigada, embora ainda não tenha sido confirmada pela porta-voz do ativista, Kira Yarmysh.
Histórico na prisão
O ativista estava preso desde 2021, condenado a 19 anos de prisão por “atos extremistas”, incluindo a criação de uma ONG, convocação e financiamento de atividades contra o governo e “reabilitação da ideologia nazista”. As acusações estão relacionadas às atividades da Fundação Anticorrupção, criada por Navalny em 2011.
Eleições Presidenciais na Rússia
A Rússia está programada para realizar eleições presidenciais de 15 a 17 de março. Além de Putin, que busca seu 5º mandato, outros 3 candidatos devem concorrer. O pleito é criticado por observadores internacionais devido à falta de transparência e às restrições a candidatos de oposição. Putin, aos 71 anos, ocupa o cargo desde 2012 e pode permanecer na Presidência até 2036, segundo a atual legislação russa.