Senador Mauro Carvalho pede sensibilidade no reconhecimento de queimadas

Foto: Reprodução

O senador cobrou, ainda, contrapartidas do Poder Público e condenou a forma de sempre jogar a bronca em cima do produtor rural.

Por Harrison S. Silva

Em defesa dos produtores rurais, o senador Mauro Carvalho Junior (UB-MT) pediu mais precisão na identificação de autores de queimadas em áreas rurais em Mato Grosso. O pedido foi feito durante debate sobre o Código Florestal (Lei 12.651/2012) na Comissão do Meio Ambiente do Senado.

Senador Mauro Carvalho Junior (UB-MT) | Foto: Reprodução
Senador Mauro Carvalho Junior (UB-MT) | Foto: Reprodução

Os senadores discutiram uma emenda ao Código Florestal que busca destinar áreas rurais com floresta nativa que são afetadas por queimadas ilegais ao reflorestamento. Segundo Carvalho, o desastre ambiental ocorrido em 2020 no Pantanal trouxe lições. “Representei o governo do Estado naquela época em áreas afetadas do Pantanal e vi de perto a questão do fogo subterrâneo, aquele que mesmo depois de apagadas as chamas, volta a se alastrar na mesma área”, relatou. “Nem sempre o produtor rural é o responsável pela queimada. Existe o chamado incêndio de origem natural. Devemos ter muita sensibilidade quanto a isso para não cometermos injustiças”, afirmou.

O senador cobrou, ainda, contrapartidas do Poder Público e condenou a forma de sempre jogar a bronca em cima do produtor rural. “O mundo nos cobra, mas não paga por isso. Cadê os investimentos?”, reclamou. “O crédito de carbono é um exemplo. A gente sabe que existe, mas nunca se conseguiu consolidar um contrato. Tem recurso? Mas cadê ele? A realidade, é bem diferente do Projeto de Lei. Precisamos entender na prática como que o produtor sofre”, finalizou o parlamentar.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa do senador Mauro Carvalho, com informações do sítio Notícias 360°

você pode gostar também