O Senado Federal aprovou, por unanimidade, na Comissão de Direitos Humanos (CDH), Projeto de Lei que dispõe sobre a caracterização dum símbolo e a sua utilização para assegurar garantias às pessoas com deficiência sensorial monocular, de autoria do senador Wellington Fagundes (PL-MT). O Símbolo Nacional de Acessibilidade à Pessoa com Visão Monocular visa aprimorar a representatividade dessas pessoas e garantir a sua acessibilidade.
“A utilização do símbolo será obrigatória em todos os locais que possibilitam o acesso, circulação e uso por pessoas com deficiência e em serviços à disposição dessas pessoas, e será proibida para qualquer finalidade que não seja a identificação, assinalamento ou indicação de prioridade no atendimento em locais ou serviços adaptados a pessoas com deficiências”, informou. Wellington enfatizou ainda que a deficiência visual, em muitos casos, não é perceptível fisicamente. “O novo símbolo visa representar de maneira mais abrangente a diversidade de pessoas com deficiência visual e aumentar a conscientização sobre as questões relacionadas a essa deficiência. É um passo importante na busca pela inclusão e acessibilidade, garantindo o suporte necessário para viver plenamente na sociedade”, celebrou.
Segundo o parlamentar, o símbolo será instituído como uma identificação visual que destaca locais e serviços adaptados para atender a pessoas com essa condição. O projeto, doravante, segue agora para apreciação na Câmara dos Deputados.
Fonte: Assessoria de Imprensa do senador Wellington Fagundes (PL-MT)