Antônio Paulino da Silva, Marluce Nunes, Olímpio Machado e Alfeu Batista. Esses quatro pioneiros de Canaã, que chegaram à região da VP-12 nas décadas de 70 e 80, agora estão eternizados na história do município. A prefeitura de Canaã os homenageou dando o nome deles às quatro pontes de concreto inauguradas na manhã do último sábado (4).
As pontes, sendo três sobre o Córrego Quatro Voltas e uma sobre o Córrego Pacu, somam mais de R$ 3,4 milhões em investimentos, com recursos próprios do município, e vão dar mais condições de tráfego à comunidade da região, e a quem se deslocar para os municípios vizinhos de Água Azul e Xinguara, sendo que a transcarajás ainda não se encontra toda asfaltada até o posto 70.
A emoção dos familiares e pioneiros marcou a cerimônia de entrega das pontes, com lembranças das dificuldades passadas pelos moradores que desbravaram a região.
“Quando chegamos, era só mata, não tinha nenhuma estrada, hoje ficamos emocionados com essa homenagem pra quem deu a vida pra defender esse povo.”, destacou, emocionado, o senhor Amarildo Paulino, filho do homenageado Antônio Paulino, conhecido como “Antônio Levino”.
O vice-prefeito Zito Augusto também destacou a emoção de poder homenagear os pioneiros e ressaltou que a região da VP-12 e Colônia do Zé Levino vem recebendo investimentos “nunca antes vistos” na zona rural.
Além das pontes, a região está recebendo 7 Km de asfalto e cerca de 10 km de eletrificação, vale ressaltar que a prefeitura de Canaã, tem o programa “Asfalto no Campo”, que visa asfaltar mais 200km somente na Zona Rural da Terra Prometida.
A vereadora Maria Pereira, também pioneira de Canaã, descreveu que a história da localidade beneficiada foi feita “pelas pessoas que vieram em busca de um sonho e fizeram a vida com o próprio trabalho.”, “as quatros pontes trarão mais viabilidade para população local que ali trafega beneficiando também o agronegócio local”, finalizou a vereadora.
Também estiveram presentes e agradeceram às homenagens o senhor Oswaldo Olimpo, filho de Olimpo Machado, Alfeu Júnior, filho de Alfeu Batista e José Gomes, viúvo de Marluce Nunes.
“Uma cidade se faz com pessoas. Aprendi com meu pai a cuidar de gente e fico feliz de poder ajudar a eternizar o nome de quem contribuiu com a história de Canaã.”, destacou a prefeita Josemira Gadelha. “Essas pontes representam o encontro de todo o bem que eles fizeram pelas pessoas desse município.”, disse.
A cerimônia ainda contou com as presenças dos vereadores Criatura, Dinilson José e Wilson Leite, além dos ex-prefeitos de Canaã Jeová Andrade e Cimar Gomes, o ex-prefeito de Água Azul, José Francisco, e do senhor José Levino, pioneiro que dá nome à comunidade.
Texto: Ascom PMCC e Reinaldo Barros