O que há para dizer sobre a pesquisa para presidente do Brasil?

Levantamento da semana passada mostrou petista Lula com 50%, e Bolsonaro 43% das intenções de voto. A contagem dos votos válidos exclui os votos em branco, os nulos e os de eleitores que se declaram indecisos. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos para mais ou para menos. Dessarte, veja a dinâmica das intenções de voto.


Bolsonaro (PL) X Lula da Silva (PT)

Sobre a faixa etária

O Ipec mostrou que Lula ampliou a vantagem sobre Bolsonaro junto aos mais jovens. No grupo de 16 a 24 anos, o petista passou de 57% para 64% das intenções de voto em uma semana. Já o presidente foi de 43% para 36% no período. A diferença entre os dois, portanto, dobrou, subindo de 14 para 28 pontos. Lula também oscilou positivamente na faixa de 25 a 34 anos, na qual os adversários passaram duas semanas empatados. Ele tem, agora, 53%, contra 47% de Bolsonaro. Já o presidente inverteu a liderança numérica entre eleitores de 35 a 44 anos, passando de 46% para 52%; Lula foi de 54% a 48%. No grupo de 45 a 59 anos, o cenário ficou estável: 53% a 47% a favor do petista. Por fim, Bolsonaro reagiu e encostou junto a quem tem 60 anos ou mais. Ele variou de 45% a 49%, e Lula pendeu de 55% para 51%.

 

Demais características

Outrossim, Ipec mostra que Jair Bolsonaro (PL) lidera entre eleitores brancos com 49% das intenções de voto. Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 43% entre eleitores desse segmento da população. Mostra, também, que Jair Bolsonaro (PL) mantém a liderança entre os evangélicos, com 60% das intenções de voto, mesmo índice da semana passada. Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que tinha 32% na semana passada, tem agora 34%. Entre os católicos, o petista mantém o índice da semana passada: 56%. Jair Bolsonaro, que tinha 38% na semana passada, passou para 37%. Ademais, a pesquisa mostrou que 93% dos eleitores dizem que é definitiva sua escolha para a disputa presidencial entre o candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

 

Do Portal Política

você pode gostar também