O escritor Paulo Coelho foi as redes sociais para rebater a deputada federal e pré-candidata à Prefeitura de SP Tabata Amaral (PSB-SP), após a parlamentar criticar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pela comparação sobre os ataques de Israel na Faixa de Gaza ao Holocausto. Paulo Coelho compartilhou no X um vídeo do pronunciamento dum judeu filho de vítimas dos campos de concentração. No domingo, o presidente comparou os ataques de Israel na Faixa de Gaza, que classificou como genocídio, às mortes no Holocausto, com o extermínio de judeus pelo governo nazista de Adolf Hitler, na Alemanha.
Vejamos
Deputada dum partido da base governista, o PSB, Tabata defendeu em vídeos e textos nas redes que falas como a do presidente “só alimentam com mais ódio essa tragédia e nos afastam de seu fim”. “Lamento profundamente o comentário feito hoje pelo presidente Lula. Comparar a guerra atual ao Holocausto, no qual 6 milhões de judeus foram sistematicamente assassinados pelo regime nazista, é errado e irresponsável. Precisamos sim de um cessar-fogo urgente na Palestina e da liberação dos reféns israelenses. O número de vítimas é inaceitável“.
A comparação de Lula também foi mal-recebido pelo presidente da legenda de Tabata, Carlos Siqueira, que disse ter ficado chocado com o discurso. No Congresso Nacional, oposicionistas apresentaram um pedido de impeachment, que ganhou fôlego também entre integrantes de partidos que ocupam Ministérios, na Esplanada, em Brasília.
Fonte: O Globo, com adaptações