O levantamento pode mostrar um cenário de como os apoios recebidos por Lula e Bolsonaro impactam na decisão dos eleitores.
Pesquisa do Ipec divulgada nesta segunda-feira (17), encomendada pela Globo, aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 50% das intenções de voto no segundo turno e que o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 43%. O novo levantamento foi feito entre sábado e segunda (15 – 17) e os resultados se referem às intenções de voto no momento das entrevistas. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
No último levantamento do Datafolha, divulgado na sexta-feira da semana passada, Lula lidera a disputa pelo Palácio do Planalto. Considerando os votos válidos, que é a métrica adotada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) nas eleições, onde brancos e nulos são retirados, o petista tinha 53% dos votos, contra 47% de Bolsonaro.
Lula (PT): 50 %
Bolsonaro (PL): 43%
Branco e nulo: 5%
Não sabem/não responderam: 2%
Na pesquisa anterior do Ipec, divulgada dia 7 de outubro, Lula tinha 51%; Bolsonaro, 42%.
Sobre a pesquisa
Pesquisa Ipec divulgada nesta segunda-feira (17), encomendada pela Globo, aponta que 93% dos eleitores brasileiros dizem estar totalmente decididos em quem votarão para presidente no segundo turno. Os que dizem que ainda podem mudar de opinião são 7%. O levantamento anterior do instituto, divulgado em 10 de outubro, indicou que 94% dos eleitores diziam estar decididos sobre o voto. Em relação ao levantamento anterior, os eleitores que declararam espontaneamente que pretendem votar em branco ou anular o voto oscilou de 5% para 6%. “Essa proporção de eleitores pode trazer movimentações de última hora“, disse o Ipec.
Ilação
Já na sondagem espontânea, os entrevistadores não apresentam previamente o nome de nenhum dos dois candidatos. Nesse cenário, Lula aparece com 48%, e Bolsonaro, com 42%. Brancos e nulos somaram 6%, e 4% dos entrevistados disseram que não sabem ou preferem não opinar. No primeiro turno, Lula recebeu 57,2 milhões de votos (48,4%), e Bolsonaro, 51,07 milhões (43,2%).
O segundo turno será no domingo (30/10), das 8h às 17h, no horário de Brasília. A divulgação da apuração dos votos deve começar logo após o fechamento das urnas. Todos os brasileiros alfabetizados, entre 18 e 70 anos, são obrigados a votar no dia da votação. O voto é facultativo apenas para quem tem entre 16 e 18 anos, pessoas com mais de 70 anos e analfabetos. O eleitor pode conferir o local de votação no site do TSE ou por meio do aplicativo e-Título, acessando “onde votar”.
Do Portal Política