A ponte de Xambioá, em Tocantins, está prevista para ser entregue à população para uso em novembro deste ano. A informação foi confirmada pelo próprio Ministro dos Transportes, Renan Filho, à senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO), em audiência nesta semana. A congressista estava acompanhada do governador Wanderlei Barbosa (Republicanos), do deputado federal Ricardo Ayres (Republicanos-TO) e do secretário de Representação Carlos Manzini.
“É uma ponte que fará uma diferença significativa tanto para o Tocantins quanto para o estado do Pará no desenvolvimento daquela região que, há décadas, espera por essa obra”, disse Dorinha.
Ainda na audiência, foram tratados outros assuntos essenciais para a infraestrutura do estado como a concessão do trecho da BR-153, com a duplicação até Xambioá, concessão das BRs-242 e 010; a federalização da Transcolinas (TO-335), também do trecho da TO-080, que liga Palmas a Paraíso do Tocantins; e a duplicação da TO-050 que liga Palmas a Porto Nacional. Essa integração conectará as BRs 242, 153, a Ferrovia Norte-Sul e a BR 010, criando um importante corredor logístico no centro do Tocantins, proporcionando melhores condições de locomoção e otimizando o escoamento da produção local.
“Vendo os compromissos que o governo do estado tem assumido em relação à infraestrutura, o ministério também sinalizou prioridade em colaborar”, afirmou a senadora.
O ministro Renan Filho foi receptivo às demandas apresentadas e deu a garantia de suporte financeiro para agilizar os projetos. Outrossim, o governador Wanderlei Barbosa destacou a importância dos projetos de infraestrutura.
Fonte: Assessoria de Imprensa (com adaptações)