Lula X Bolsonaro, o debate

O debate foi transmitido pelo UOL, em parceria com Band, Folha de S.Paulo e TV Cultura.

Chegou ao fim o primeiro debate entre Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno da disputa presidencial. Bolsonaro e Lula se comprometeram a não mexer no número de ministros do STF. “Acho que foi claramente dividido [o debate num geral]. Primeiro bloco claramente a favor do Lula, segundo foi equilibrado e o terceiro claramente a favor do Bolsonaro. Num geral, Lula terminou pior do que começou, ainda teve mais avaliações positivas do que negativas. E Bolsonaro, meio que zero a zero. Se foi [Lula venceu], foi por uma margem mínima.” José Roberto de Toledo, do UOL.

Acompanhe

Organizado pela TV Bandeirantes, TV Cultura, Portal UOL e jornal Folha de S.Paulo, e transmitido pela CNN, o primeiro encontro do segundo turno presidencial durou uma hora e 40 minutos, foi marcado por troca de acusações entre os candidatos. O petista responsabilizou o atual Governo por ter atrasado a compra de vacinas durante a pandemia de Covid-19. Já Bolsonaro acusou o petista de corrupção na Petrobras e cobrou quem seria o nome do seu possível ministro da economia. A pandemia foi o principal tema do primeiro bloco.

Os candidatos podiam fazer perguntas um ao outro e administravam o próprio tempo, de 15 minutos para cada um. Lula perguntou sobre o assunto e afirmou que Bolsonaro atrasou a compra de vacinas. O petista acusou Bolsonaro de carregar 400 mil mortes nas costas.

No debate, Lula ataca com pandemia, e Bolsonaro vai de corrupção: empate -  17/10/2022 - UOL Notícias

Houve momentos, durante o debate, que Bolsonaro tocou no ombro de Lula. Teve reações.

 

Trecho do debate

Em três blocos, Lula e Bolsonaro alternaram momentos de confronto direto, em que precisaram administrar um banco de tempo de 15 minutos e responderam a perguntas feitas por jornalistas. Os candidatos também puderam se deslocar pelo palco e ficaram lado a lado durante boa parte do tempo.

Para os colunistas da GloboNews e do G1, foi um debate equilibrado, em que Lula se saiu melhor na discussão sobre pandemia e compra de vacinas, e Bolsonaro teve o seu melhor momento ao explorar o tema da corrupção nos Governos petistas. Apesar do clima tenso que tem marcado a campanha neste segundo turno, os comentaristas avaliam que ambos os candidatos se comportaram bem e não demonstraram irritação ou agressividade em excesso, o que poderia prejudicá-los

 

 

Do Portal Política

 

 

 

 

 

 

.

 

 

você pode gostar também