Com mais de 60 milhões de votos, Luiz Inácio Lula da Silva é eleito presidente do Brasil. Foram quase 51% dos votos contra 49% para Bolsonaro.
Neste domingo, quase 156,5 milhões eleitores foram às urnas para votar no segundo turno da eleição presidencial de 2022, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente Jair Bolsonaro (PL) chegaram na reta final numa disputa acirrada pela Presidência da República, segundo as últimas pesquisas de opinião.
Para tanto, num cenário de forte polarização, Lula e Bolsonaro travaram uma guerra santa em busca de votos de fiéis religiosos, trocaram acusações de fake news e protagonizaram uma disputa de popularidade com apoios de artistas. Contudo, a vitória foi de de Luiz Inácio Lula da Silva, com uma vantagem de pouco mais de 2 milhões de votos sobre o então presidente Jair Bolsonaro.
Em Minas Gerais
Tradicionalmente, o estado de Minas Gerais representa uma antecipação do resultado da eleição nacional. O entendimento é que o candidato vitorioso no estado também seja o vencedor no país. Lula venceu em Minas Gerais com mais de 50% dos votos válidos.
Terceiro mandato
Com 77 anos, o ex-presidente retorna ao Palácio do Planalto após campanha marcada pela polarização. Resultado foi confirmado com 98,81% das urnas apuradas, quando Lula tinha 50,83% dos votos válidos. Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito o 39º presidente da República neste domingo (30), na votação do segundo turno. Lula derrotou o presidente Jair Bolsonaro (PL), que buscava a reeleição.
às 20h para já ser declarado como presidente do Brasil
O resultado foi confirmado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) às 19h57min, quando 98,81% das urnas já tinham sido apuradas. Àquela altura, Lula tinha 50,83% dos votos válidos e não poderia mais ser alcançado por Bolsonaro, que contabilizava os outros 49,17% de votos válidos. A improvável aliança entre Lula e Alckmin foi confirmada em abril, poucos meses após o ex-governador deixar o PSDB, partido que ajudou a fundar e ao qual foi filiado por 34 anos. A campanha de Bolsonaro chegou a explorar a antiga rivalidade entre os políticos, mas não conseguiu reverter o resultado das urnas. Ao longo da campanha, Alckmin agiu para reduzir a resistência de empresários e investidores à campanha de Lula.
Do Portal Política