Como está a corrida para governador nas UF’s?

Semana teve pesquisa para governador em 10 estados; aliados de Lula vencem em cinco.

 

Nesta semana, foram divulgadas pesquisas para governador em dez estados. Aliados do presidenciável Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estão à frente em cinco: Espírito Santo, Maranhão, Pernambuco, Piauí e São Paulo. Atual presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL) seria vencedor no Distrito Federal, Paraná e Rio de Janeiro. Nos dois maiores colégios eleitorais no país, Haddad (PT) e Zema (Novo) lideram nas pesquisas. Já na capital do País, quem ganha é o Ibaneis Rocha (MDB).

Haddad é confirmado candidato ao governo de SP pelo PT | Eleições 2022 em São  Paulo | G1

Haddad (PT), candidato de São Paulo

 

Procuradoria Eleitoral de Minas investiga possível abuso de poder econômico  de Zema em 41 cidades - 25/10/2018 - Poder - Folha

Zema (Novo), candidato de Minas Gerais

 

Após mil dias à frente do DF, gestão de Ibaneis Rocha é | Política

Ibaneis (MDB), candidato do Distrito Federal

 

Confira o resultado das pesquisas da semana

 

  • Distrito Federal

Levantamento do Ipec mostra Ibaneis Rocha (MDB), candidato à reeleição no estado e bolsonarista, liderando a corrida eleitoral, com 38% das intenções de voto. Em segundo, Paulo Octávio (PSD), o mais candidato mais rico do país, entre os postulantes aos governos estaduais, que acumula 9%, empatado tecnicamente com Leila do Vôlei (PDT), que tem 8%.

 

  • Espírito Santo

Pesquisa do Ipec indica vitória do atual governador Renato Casagrande (PSB), que está com 52%, ainda no primeiro turno. O mandatário capixaba garantiu uma aliança com o PT no estado, que culminou na retirada da candidatura do senador Fabiano Contarato (PT). Em segundo, está o bolsonarista Carlos Manato (PL), que tem 10%, e Audifax Barcelos (Rede), que acumula 7%.

 

  • Maranhão

Carlos Brandão (PSB) e Wewerton Rocha (PDT) seguem empatados na primeira posição no Maranhão, com 30% e 29%, respectivamente. É o que mostrou a pesquisa divulgada pelo instituto Exata. Lulistas, ambos disputam o apoio petista e estariam no segundo turno. Em terceiro, está o bolsonarista Lhaesio Bonfim (PSC), que soma 16%.

 

  • Minas Gerais

A pesquisa do Datafolha desta semana, para governador de Minas Gerais, mostra Romeu Zema (Novo) caminhando para uma tranquila vitória no primeiro turno. Apoiador do presidenciável Felipe D’ávila (Novo), que é de seu partido, o atual governador mineiro está com 47% das intenções de voto. Alexandre Kalil (PSD) ainda tenta engrenar no estado e acumula 23%. Muito distante, com 5%, aparece o bolsonarista Carlos Viana (PL), com 5%.

 

  • Paraná

A Real Time BigData indica vitória no primeiro turno para Ratinho Jr (PSD), aliado de Jair Bolsonaro desde 2018 no estado, com 52%. Em segundo, aparece Roberto Requião (PT), com 18%.

 

  • Pernambuco

Marília Arraes (SD) lidera a corrida eleitoral em Pernambuco, com 33% das intenções de voto. Lulista, Arraes não recebeu o apoio formal do PT, que segue no palanque de Danilo Cabral (PSB), que integra a aliança nacional construída pelos petistas e que inclui o PSB. No entanto, a candidata segue pedindo votos para Lula e o utiliza em suas peças de campanha.

 

  • Piauí

Pesquisa do Instituto Amostragem mostra Rafael Fonteles (PT) vencendo ainda no primeiro turno no Piauí, com 52% das intenções de voto. Em seguida, aparece Silvio Mendes (UB), que tem 33,85%, apesar do apoio de Bolsonaro e do ministro Ciro Nogueira.

 

  • Rio de Janeiro

Datafolha e Quaest divulgaram pesquisas para o governo do Rio de Janeiro nesta semana. Em ambas, o atual governador Cláudio Castro (PL), que apoia e é apoiado por Bolsonaro, aparece à frente do lulista Marcelo Freixo (PSB). Há um empate técnico no levantamento do Datafolha, com Castro somando 26% e Freixo três pontos abaixo, na margem de erro, com 23%. No Quaest, o bolsonarista toma à frente, com 25%, e o lulista fica em segundo, com 19%.

 

  • Rio Grande do Sul

Após impasse sobre sua candidatura, Eduardo Leite (PSDB) segue tranquilo para o segundo turno, com 32%, segundo o instituto Ipec. Com 19% aparece Onyx Lorenzoni (PL), ex-ministro de Jair Bolsonaro. Edegar Pretto (PT) está em terceiro, com 7%.

 

  • São Paulo

Nesta semana, duas pesquisas foram divulgadas sobre a disputa pelo Palácio dos Bandeirantes. A primeira, do Datafolha, mostra Fernando Haddad (PT) liderando, com 38% dos votos, seguido por Tarcísio de Freitas (PL), que tem 16%. O atual governador, Rodrigo Garcia (PSDB), figura em terceiro, com 11%. No levantamento do Ipec, Haddad, esperança de Lula no estado, também lidera, mas com 29%. Em segundo, aparece Freitas, o ex-ministro de Bolsonaro soma 12%. Garcia, que herdou o governo de João Doria (PSDB), não ultrapassa os dois dígitos e tem apenas 9%.

 

 

Do Portal Política

você pode gostar também